O PIS/Pasep é um benefício destinado aos trabalhadores que exercem as suas atividades formalmente, com carteira assinada. A saber, o abono salarial é pago anualmente, tanto para aqueles que trabalham em empresas privadas, quanto para os servidores públicos.
O pagamento do PIS/Pasep é concedido de acordo com o tempo trabalhado pelo cidadão durante o ano-base. É importante salientar que neste ano o depósito do abono salarial está sendo feito de forma atrasada, em razão da pausa nos pagamentos durante a pandemia da Covid-19. Portanto, os beneficiários estão recebendo os valores referentes ao PIS/Pasep ano-base 2021.
Neste ano, a expectativa do governo é atender um total de 23,6 milhões de trabalhadores. Muitos têm dúvidas sobre a possibilidade de lançamento de um novo calendário, bem como sobre a antecipação do pagamento. No entanto, sabe-se que o Governo não confirmou tal ideia.
Até o momento, os beneficiários nascidos de janeiro a abril receberam os valores referentes ao PIS. Além disso, os trabalhadores que têm direito ao Pasep, que possuem o final do benefício em 0 e 1 também já foram beneficiados.
É importante salientar que o pagamento do PIS (Programa de Integração Social), destinado aos trabalhadores de empresa privada, é gerenciado pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), destinado aos servidores públicos, é pago pelo Banco do Brasil.
Para receber o abono salarial PIS/PASEP, o trabalhador precisa se enquadrar em alguns critérios. São eles:
É importante destacar que o valor da parcela do PIS/PASEP depende do tempo trabalhado com a carteira assinada no ano de apuração. Desse modo, quanto mais tempo trabalhado dentre os 12 meses do ano, maior será o valor do benefício. Veja as proporções:
Veja como consultar o benefício pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTD):
Além desse meio, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil disponibilizam os seu próprios canais de consulta. Veja: