A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abriu inscrições para o seu novo auxílio municipal. Desta vez, o foco são os profissionais do esporte. O benefício vai pagar uma parcela única de R$ 800 para cerca de mil pessoas que estão sem conseguir trabalhar neste momento na capital gaúcha.
No entanto, não é todo profissional do esporte que pode receber esse benefício. De acordo com as regras do edital, o dinheiro vai chegar no bolso apenas daqueles que não estão conseguindo trabalhar neste momento. Nós estamos falando dos desempregados, ou pelo menos daqueles que não estão com nenhum emprego formal no momento.
Além dessa exigência, a Prefeitura da cidade também está dizendo que não pode fazer esses pagamentos para servidores públicos, aposentados e pensionistas. É que o governo municipal entendeu que as pessoas deste grupo possuem uma renda, mesmo que mínima. Então eles não estariam precisando muito dessa ajuda agora.
Há uma particularidade neste auxílio gaúcho. É que a cidade vai querer algo em troca. Esse profissional pode ter que fazer algum tipo de trabalho comunitário na cidade. A carga horária é de, no máximo, 20 horas. Não é uma regra. Apenas aqueles que forem convocados para o trabalho é que terão que comparecer no local.
De acordo com as informações da Prefeitura da cidade, esses trabalhadores têm até o próximo sábado (7) para fazer essa inscrição. Não é preciso ir até a Prefeitura de Porto Alegre ou a qualquer secretaria. Basta acessar portanto o site que está no final da matéria e preencher as informações básicas. Eles, aliás, divulgarão o resultado da seleção em breve.
Esporte
A ajuda das mais diversas formas de governo para atletas e profissionais do esporte no Brasil é um tema que está em evidência agora. Isso muito provavelmente está acontecendo por causa dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
É que está surgindo a discussão sobre os auxílios que esses atletas ganham para conseguir chegar em uma Olimpíada. E a verdade é que os dados mostram que parte dos nossos atletas foram para Tóquio sem nenhum tipo de patrocínio.
Muitos deles, aliás, tiveram que se dividir entre o esporte e outro tipo de trabalho. Uma parte da delegação brasileira que está do outro lado do mundo trabalha como motorista de app e não recebe nenhuma ajuda do estado.
Auxílios nos estados
Além de Porto Alegre, várias outras cidades e estados também estão criando auxílios próprios. Alguns desses governos, aliás estão sofrendo pressão popular para prorrogar os seus benefícios por mais alguns meses.
Esses programas regionais acabam atendendo públicos específicos dos seus estados e cidades. Em Pernambuco, por exemplo, existe Auxílio para profissionais do carnaval. No Distrito Federal (DF) há o benefício para motoristas de vans.
Em entrevista, o Presidente Jair Bolsonaro costuma dizer que é contra o pagamento de auxílios pelas cidades e estados. De acordo com o chefe do executivo, esses repasses poderiam transformar cidadãos em “pessoas dependentes do estado”.
Se você quer se inscrever no auxílio de R$ 800 para profissionais do esporte em Porto Alegre, basta clicar neste link. De acordo com analistas, é importante também ler o edital do programa para não restar nenhuma dúvida.