O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,5 milhões de pessoas estão recebendo o benefício em questão. Todos eles já estavam no Bolsa Família até o último mês de outubro. Ninguém mais pôde entrar.
Nesta quarta-feira (15), os pagamentos do benefício estão indo para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 4. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desses indivíduos desde as primeiras horas desta manhã. Elas têm duas maneiras de mexer na quantia.
A primeira é usando os meios digitais. Pelo que se sabe até aqui, eles podem usar o aplicativo Caixa Tem para conseguir movimentar a quantia em questão. Dá para fazer uma série de atividades como pagar alguns boletos ou até mesmo realizar transferências. Essa é uma opção viável para ter acesso a um dispositivo com internet.
Outra possibilidade para esses usuários é mexer no dinheiro através do próprio caixa eletrônico. Esse é um método claramente mais tradicional. Basta ir até uma agência e retirar a quantia em espécie. A partir daí o próprio cidadão vai poder decidir o que vai fazer com o montante. São portanto duas possibilidades .
Como dito, ainda nesta semana mais dois grupos de usuários do Auxílio Brasil terão o direito de retirar o dinheiro em questão. Abaixo você vê o calendário completo do resto desta semana:
Quarta-feira (15) – NIS com final 4
Quinta-feira (16) – NIS com final 5
Sexta-feira (17) – NIS com final 6
De acordo com o calendário oficial do Auxílio Brasil, os demais grupos deverão receber o dinheiro na próxima semana, Então quem tem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 7, 8, 9 ou 0 deve receber nos próximos dias.
Não se preocupe com as festas do fim de ano. De acordo com o próprio desenho do calendário, a ideia é fazer com que todos os grupos recebam esse dinheiro antes do natal. Pelo menos esse é o objetivo.
Em janeiro, o Governo Federal deve começar a inserir mais gente no Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, a ideia aqui é inserir mais 2,4 milhões de pessoas no programa em questão no primeiro mês de 2022.
Isso vai ser possível porque o Congresso Nacional já aprovou a PEC dos Precatórios. Com isso, se entende que o Palácio do Planalto conseguiu mais espaço dentro do teto de gastos e vai poder aumentar o tamanho do Auxílio Brasil.
Quando começaram os pagamentos do benefício ainda em novembro, o Governo Federal estava pagando uma média de R$ 220 para 14,5 milhões de pessoas. Pelo menos esses são os dados do Ministério da Cidadania.
Já em dezembro, o valor do programa passou a ser turbinado. Pelo que se sabe até aqui, agora todos os 14,5 milhões de brasileiros estão recebendo no mínimo R$ 400. De acordo com o Ministério da Cidadania, ninguém está recebendo menos do que isso. E é assim que deve continuar a partir de janeiro.