O concurso unificado tem dado o que falar. São grandes as chances de conquistar estabilidade financeira e profissional.
Contudo, o bloco 1 pode sofrer alteração. Veja.
A Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) encaminhou um ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, solicitando a inclusão da carreira de Geofísica entre os requisitos exigidos para o cargo disponibilizado no Bloco 1 do edital do Concurso Nacional Unificado.
O grupo solicita especificamente a inclusão da carreira de Geofísica entre os requisitos do cargo de tecnologista em informações geográficas e estatísticas, na especialidade de Geoprocessamento. A SBGf destaca a semelhança entre esta carreira e o cargo de analista de planejamento, gestão e infraestrutura geográficas e estatísticas, também na especialidade de geoprocessamento, para o qual já foi feito pedido semelhante de inclusão da área de Geofísica entre as carreiras exigidas como requisito.
Veja mais sobre concurso unificado
Ambas as carreiras estão inseridas no quadro de cargos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Bloco 1 do Concurso Unificado oferece 727 vagas e contempla não apenas o IBGE, mas também outras entidades governamentais, tais como:
A inclusão da carreira de Geofísica no Concurso Nacional Unificado não apenas ampliaria as oportunidades para profissionais qualificados nessa área, mas também contribuiria para atender às demandas específicas
O Concurso Nacional Unificado (CNU) estabelece diversas etapas para avaliação dos candidatos inscritos no Bloco 1, as quais serão conduzidas de acordo com um cronograma definido.
A seguir, detalhamos como serão conduzidas essas etapas:
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas e discursivas como parte da primeira fase de avaliação. Essas provas serão realizadas no dia 5 de maio de 2024, em 220 cidades distribuídas pelo país.
Os candidatos serão submetidos à perícia médica, que consiste em uma avaliação biopsicossocial.
Esta etapa envolve um procedimento de verificação da condição declarada para reserva de vagas para pessoas negras.
Nesta fase, será realizado um procedimento de verificação documental complementar para reserva de vagas para indígenas.
Veja mais sobre o concurso unificado.
Alguns cargos poderão passar por avaliação de títulos como parte do processo seletivo.
Os candidatos inscritos no Bloco 1 serão avaliados em áreas específicas de conhecimento, divididas entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. É importante ressaltar que os candidatos não poderão obter nota inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos para não serem eliminados do concurso. Aqueles que obtiverem nota zero na prova discursiva também serão eliminados.
Os interessados poderão se inscrever até a próxima sexta, 9 de fevereiro.
Para isso, é preciso acessar o site do governo, autenticar a conta e depois finalizar o cadastro pelo site da Fundação Cesgranrio, a banca.
As taxas variam de acordo com escolaridade. Os valores são de R$60 (médio) e R$90 (superior). O pagamento ocorre por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU).