Finanças

Quem NÃO tem o nome limpo PRECISA destas DICAS

Para sair do tumulto da inadimplência realmente é preciso paciência, além de se organizar financeiramente. Isso faz um bem enorme para a saúde mental. Mas, aqueles que desejam que isso aconteça, precisam, muitas vezes, de ajuda para ter o nome limpo outra vez.

Na matéria desta quarta-feira (08) do Notícias Concursos, você entenderá que, para o mercado, indivíduos que não têm o nome limpo não honram suas dívidas. Os credores creem que o “negativado” é um péssimo pagador.  Contudo, o problema pode ser maior do que isso, seguindo o viés do problema social.

Fatores que levam à inadimplência

Milhares de brasileiros se encontram em situação de inadimplência por causa de inúmeras situações. Entre elas:

  • O desemprego;
  • A desigualdade das condições;
  • Baixa renda familiar.

Identificação do problema

Você tem alguma dívida? Caso sim, precisa ter certeza de quem é o credor e o valor do débito. Para isso, existem meios digitais de consulta  gratuita. Eles necessitam do CPF (Cadastro de Pessoa física) para obter detalhes, como:

  • Existe alguma débito no seu nome?
  • Qual débito?
  • Qual é o tempo de negativação?
  • Por que está com o nome sujo?
  • O que é necessário fazer?

A Serasa realiza a consulta do score, confere histórico de débitos, pendências, entre outras coisas. Mas existem também outras plataformas que fazem a mesma consulta, que são:

  • SPC — Serviço de Proteção ao Crédito (www.spcbrasil.org.br/);
  • Boa Vista SCPC — Serviço Central de Proteção ao Crédito (www.boavistaservicos.com.br).
Quem NÃO tem o nome limpo PRECISA destas DICAS – Canva

5 dicas para ter saúde financeira e nome limpo

  1. Saiba o tamanho das dívidas — Faça um planejamento financeiro, se comprometendo a não contrair mais débitos. Não adianta ter anotado a quantia das parcelas, sem saber o montante total e sem ficar mais compras.
  2. Não compre sem necessidade — Compre só o essencial, evitando despesas mensais.
  3. Pague as contas — Tente evitar juros por atraso. Assim, a financeira entenderá que você paga sempre em dia. As contas essenciais devem ser quitadas no prazo sempre.
  4. Negocie os débitos — Tente alguns acordos com os credores, pois é possível ter bons descontos quando se negocia.
  5. Contrate empréstimos para a redução ou quitação do débito — Alguns empréstimos têm juros bem pequenos, portanto, você pagará menos. Isso é especialmente viável quando se tem muitas dívidas, concentrando em uma só. Assim, fica mais fácil voltar a ter o nome limpo.