O aumento do uso do cartão de crédito para compras online teve um aumento significativo nos últimos anos. Nesse contexto, muitas pessoas estão expostas à possibilidade de serem vítimas de clonagem de cartão. Mas, como identificar e evitar esse golpe?
Devido à confiança excessiva em seus cálculos mentais para controlar os gastos, muitas pessoas não sentem a necessidade de conferir as faturas de seus cartões de crédito. Somente ao realizar o pagamento é que descobrem que foram alvos de clonagem de cartão.
Repentinamente, percebem uma série de cobranças não reconhecidas que causam alarme, pois ultrapassam o orçamento estabelecido. O cidadão se vê perdido, pois sua dívida aumentou a ponto de se tornar impagável. No final, aprende-se a lição da maneira mais difícil, com golpistas roubando dados pessoais e bancários para realizar compras em seu nome.
A clonagem de cartões, conforme o próprio nome sugere, envolve copiar as informações de um cartão para utilizá-las sem a autorização do titular. Tais casos são mais comuns do que se supõe.
No ano passado, os golpistas se aproveitaram, resultando no vazamento de 2.842.779 dados de cartões. Como resultado, milhares de brasileiros enfrentaram problemas com seus produtos financeiros, tanto de crédito quanto de débito.
O termo “copiar um cartão” é utilizado para descrever o crime de roubar as informações do cartão e utilizá-las para realizar transações fraudulentas. Inicialmente, esse tipo de crime limitava-se ao roubo de informações por meio de dispositivos conhecidos como “skimmers”.
Através desses aparelhos, os criminosos obtinham as informações contidas na faixa magnética do cartão. Posteriormente, transferiam esses dados para um cartão vazio, a fim de efetuar as transações.
No entanto, essa prática evoluiu ao longo do tempo. Atualmente, os criminosos diversificaram seus métodos na tentativa de roubar informações confidenciais, incluindo os códigos de segurança (CVV). Dessa forma, realizam compras pela internet.
Há casos em que os criminosos enviam e-mails aos clientes alertando sobre atividades financeiras suspeitas. Isso serve como isca para redirecioná-los a sites falsos, onde são solicitadas as informações do cartão, permitindo o roubo.
Existem diversas maneiras de cometer esse delito, porém algumas das mais frequentes são:
Geralmente, é fácil perceber quando essas informações são utilizadas para efetuar compras ou solicitar um serviço, como um empréstimo. Portanto, é recomendado revisar periodicamente os movimentos da conta, manter um registro do uso dos cartões e ativar notificações junto ao banco.
Se você for vítima do crime de clonagem de cartão, graças aos protocolos atualmente em vigor, é possível obter ressarcimento pelos danos causados. No entanto, é crucial agir rapidamente para que o banco possa tomar as providências necessárias.
Nesse sentido, vale ressaltar que, em geral, a vítima tem aproximadamente 90 dias corridos a partir da data da cobrança para fazer a reclamação. Assim, é possível reportar o ocorrido e evitar maiores prejuízos com o golpe.
Caso seu cartão tenha sido clonado e alguém tenha realizado compras online, a primeira medida a ser tomada é entrar em contato com o banco para relatar a situação. Se identificar cobranças não reconhecidas, é essencial informar a instituição, lembrando-se de que você tem apenas 90 dias a partir da data da cobrança para apresentar uma explicação.
No caso de clonagem, assim que for iniciado o processo de esclarecimento, o banco dará início à investigação, tendo um prazo de 30 dias úteis para responder. É importante ressaltar que o processo de esclarecimento não prosseguirá se o banco concluir que você ou outro titular do cartão tenha autorizado a cobrança.
Entretanto, em caso de perda do cartão de crédito, proceda imediatamente da seguinte maneira:
É importante lembrar que a segurança de nossas informações é responsabilidade individual. Portanto, devemos ser cuidadosos ao manusear nossos documentos para evitar a clonagem de cartão e outros tipos de fraudes.