Para não se abalar com críticas e feedbacks negativos é preciso, acima de tudo, entender que isso acontece. Ninguém é perfeito! De vez em quando estaremos lidando com alguns tipos de feedbacks que tornam o nosso dia mais difícil. Faz parte.
Porém, se você sente que as críticas fazem o seu dia, semana ou mês “desmoronar”, então acompanhe este conteúdo e venha refletir sobre esses momentos!
Não existe receita para não se abalar com críticas e feedbacks negativos. Afinal, sempre nos sentiremos chateados quando algo não sai como o planejado. Nossa mente sempre irá nos “punir” dessa forma.
Mas, como sabemos que isso acontece de forma natural, também podemos saber que algumas ações podem minimizar a frustração e o mal-estar da situação. Veja algumas considerações nesse sentido:
Saiba escutar ativamente o que está sendo falado para você. Jamais fique interrompendo a pessoa que está criticando, tampouco tente adivinhar o que ela vai falar a seguir. Mas sim, procure escutar, cada detalhe, absorvendo todas as informações que chegam até você.
Neste primeiro momento, nada precisa fazer sentido. Mas é interessante escutar para, mais tarde, refletir sobre todas as coisas que foram ditas.
Assim que a pessoa terminar de apresentar o feedback negativo dela, respire fundo e peça um tempo para absorver a informação.
Você não precisa ter uma resposta na ponta da língua logo quando o indivíduo termina de discursar os fatores negativos. Mas sim, você tem total direito de se dar um tempo para conseguir entender o que cada mensagem quis dizer.
Depois que você deu um tempo para a sua mente, é hora de não se abalar com críticas e feedbacks negativos e usá-los para a sua autoanálise.
Mas como fazer isso? Anote tudo o que você escutou. Verifique, ponto a ponto, o que realmente faz sentido ou não. Mas seja sincero, ok? Nada de querer mascarar os defeitos apenas para se sentir melhor.
Lembre-se: reconhecer as falhas é o primeiro passo para melhorar os pontos fracos.
Pense no que você também fez de bom. Isso pode ajudar na hora de tentar não se abalar com críticas e feedbacks negativos. Afinal, quando ouvimos um feedback ruim, a nossa mente tendencialmente faz com que acreditemos que tudo o que fizemos foi ruim, mas isso nem sempre é verdade.
Portanto, acalme a sua mente e o seu coração reconhecendo para si mesmo quais foram as ações positivas que você tomou. Isso pode lhe ajudar a compreender que você tentou, só não deu certo, e tudo bem!
A partir de toda a análise acima, comece a pensar nas suas mudanças necessárias para dar a volta por cima e recomeçar de outra maneira. Veja o que pode ser feito para melhorar os pontos fracos que foram percebidos durante o processo de feedback.
E assim, construa um novo caminho para você, usando os erros como escada, não como punição.