Economia

Não recebi o Pix Caminhoneiro; como recorrer?

O Pix Caminhoneiro já começou a ser pago pelo Governo Federal. No entanto, o número de beneficiários foi menor do que o esperado. Por isso, diversos motoristas afirmaram em redes sociais que estão ativos na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas não receberam o benefício.

Isso aconteceu por causa da nova regra de seleção imposta pelo governo. Agora, além de ter o cadastro ativo na agência, o caminhoneiro também precisa ter um registro de operação de transporte rodoviário de carga, conforme o seu perfil, feito entre os dias 1º de janeiro e 27 de julho deste ano.

Veja como fazer esse registro a seguir.

 

Como fazer o registro?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que não há motivos para preocupações, uma vez que os profissionais terão uma segunda chance para se registrarem. Um novo período de inscrições será aberto, a começar desta segunda-feira (15) até o dia 29 de agosto. Além disso, quem fizer o registro neste prazo receberá as parcelas já pagas.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, para fazer o registro não é preciso sair de casa, o procedimento pode ser facilmente realizado pela internet. O profissional pode fazer a autodeclaração através da Carteira de Trabalho Digital ou pelo Portal Emprega Brasil.

 

Como consultar a lista da ANTT?

Para receber o Pix Caminhoneiro, é preciso estar inscrito na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Todavia, o cadastro deve ter sido realizado até o dia 31 de maio de 2022. Ou seja, se o cidadão não seguir essas condições não receberá o benefício.

Assim, caso você não tenha certeza se estar cadastrado na plataforma, faça uma consulta pelo site através do RNTRC e o CPF. A saber, o RNTRC é o Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas, portanto, é um registro obrigatório dentro da ANTT.

Em síntese, todos os caminhoneiros autônomos que trabalham com TAC (Transporte Autônomo de Cargas) devem ter a inscrição ativa. Além desse meio, é possível verificar a situação cadastral do motorista através da localidade ou pelo veículo. Mas, de todo modo, é necessário esperar a seleção do Ministério da Infraestrutura.

 

Calendário do Pix Caminhoneiro

Confira as datas previstas para o pagamento do benefício:

  • 1° parcela: 9 de agosto;
  • 2° parcela: 9 de agosto;
  • 3° parcela: 24 de setembro;
  • 4° parcela: 22 de outubro;
  • 5° parcela: 26 de novembro;
  • 6° parcela: 17 de dezembro.