Antes de renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação você precisa saber de algumas informações que serão disponibilizadas logo abaixo. Por isso, veja a seguir quais são as informações essenciais e para você tomar ciência antes de renovar sua CNH.
Ao completar 18 anos já existe a possibilidade de angariar a Carteira Nacional de Habilitação. No entanto, o processo demanda um tempo para cumprir todas as etapas.
Inicialmente, o candidato a condutor deve realizar os pagamentos das taxas para que seja aberto um processo de obtenção da sua CNH. Além disso, exame psicotécnico e, também, de saúde precisam ser realizados.
Somente após o pagamento das taxas e também da realização dos exames com a aprovação, é possível iniciar as suas aulas na parte teórica para cumprir com a quantidade de horas estabelecidas.
Após isso, será necessário realizar o exame teórico para analisar o conhecimento adquirido. Com a aprovação nele, é possível ingressar na parte prática. Aliás, uma etapa bastante significativa e de igual importância, pois a reprovação implica na realização de outro exame.
Como dito anteriormente, existem alguns prazos previamente estabelecidos de acordo com a idade de cada condutor para renovar a sua CNH.
Para ciência de todos, é necessário compreender que é de extrema importância realizar o cumprimento do prazo. Afinal, a falta de renovação pode ter consequências graves.
Então, os condutores que possuem idade até 49 anos, devem fazer a sua renovação de 10 em 10 anos. Porém, esse prazo é reduzido pela metade para os condutores entre 50 a 69 anos, que possuem 5 anos de durabilidade da sua CNH.
Por fim, o prazo diminui ainda mais para os condutores que possuem idade acima de 70 anos, os quais, obrigatoriamente, devem realizar os exames a cada 3 anos.
A renovação se dá a partir do pagamento de taxas. No entanto, além disso, é necessário obter aprovação do exame.
As renovações a cada ano sofrem uma variação no que diz respeito aos prazos. Neste ano, os prazos para que aconteça a renovação da CNH são:
As CNHs que venceram em junho de 2022 serão renovadas em fevereiro de 2023.
Já as carteiras que venceram em julho de 2022 precisam renovar em março de 2023. Em seguida, as carteiras nacionais de habilitação que venceram em agosto de 2022, os condutores devem renovar em abril de 2023.
Os prazos das carteiras vencidas em setembro, outubro, novembro e dezembro, são respectivamente maio, junho, julho e agosto.
Algumas situações ao realizar a renovação da CNH podem mudar, como por exemplo a própria estrutura dela. Algumas subcategorias foram incluídas. Ou seja, antes, categorias como A, B, C, D e E eram escritas nos documentos. Agora, houve a inclusão de subcategorias para condutores estrangeiros. Dentre as novas subcategorias estão B1, C1, CE, C1E, D1 e D1E.
De certo modo, o ideal é acessar o site do Detran da sua localidade para obter maiores informações sobre essa mudança. Lá, é possível encontrar todas as informações pertinentes sobre o processo de renovação, para que não hajam dúvidas a respeito sobre ele.
Algumas regras no Brasil são passíveis de penalidades em caso de descumprimento, como é o caso da legislação de trânsito. O processo desde a obtenção da CNH até o bom funcionamento das regras estabelecidas, demanda o cumprimento destes requisitos.
Então, em caso de descumprimento, existe a possibilidade de aplicação de penalidade. Aliás que pode acontecer tanto em pontuação na CNH, como também, em valores como multas.
Caso o condutor não renove a CNH e circule com o documento irregular, é considerado como uma infração gravíssima. Então, nesse caso além de efetuar o pagamento de 293,47 reais, 7 pontos na carteira são perdidos.
Assim, caso perca o prazo por alguma razão, existe a possibilidade de fazer a renovação até 30 dias após o vencimento. Então, durante esse período, o condutor poderá dirigir de maneira tranquila.
Ao ultrapassar esse prazo, ingressa na irregularidade e a partir daí incorrerá a ele a multa e a pontuação.
Mediante as informações deste artigo, é possível encontrar todas as informações que você precisa saber antes de renovar a sua CNH.
No caso de ainda haver algumas dúvidas, entre em contato com o Detran da sua região para verificar se existe alguma diferenciação no processo de renovação. Visto que, esses departamentos funcionam com abrangência estadual.