Você já parou para pensar no que não deve ser feito no ambiente de trabalho? Já analisou se, porventura, alguns dos seus comportamentos podem estar sendo malvistos e você nem se deu conta disso? Talvez este seja um bom momento para pensar sobre o assunto e analisar a sua rotina.
Desse modo, será possível excluir aqueles comportamentos tidos como negativos, visando a construção de um perfil profissional mais positivo.
Acompanhe este texto e saiba mais!
O que não deve ser feito no ambiente de trabalho?
Existem ações que nós mesmos somos capazes de detectar que não deve ser feito no ambiente de trabalho, certo? Porém, também podemos ter vícios e hábitos que, na prática, nem percebemos que temos, e isso pode ser um problema no mercado de trabalho.
Por isso, vamos investir em um momento de autoanálise e refletir até que ponto os comportamentos abaixo fazem parte da nossa rotina? Confira, avalie-se e pense em estratégias que possam lhe ajudar a crescer ainda mais no espaço profissional:
1. Fofoca
Fofocar com os colegas, por mais que isso possa parecer inofensivo, mancha a nossa imagem profissional, cria intrigas e pode até gerar conflitos sérios no ambiente de trabalho.
Portanto, evite esse tipo de comportamento inclusive com seus colegas mais chegados.
2. Reclamações
As reclamações recorrentes também são um problema. Se você costuma reclamar de tudo, sempre demonstrando uma visão negativa ou carregando o momento com falas ruins, que tal pensar melhor sobre a sua postura?
É claro que há dias que as coisas não acontecem como gostaríamos. Há momentos que nos sentimos desanimados, desfocados, cansados. No entanto, devemos evitar de ficar reclamando o tempo todo, pois isso pode criar uma imagem negativa do nosso lado profissional e, ainda, afastar os nossos colegas.
Portanto, antes de apontar algo negativo de uma ideia, que tal pensar nos fatores positivos?
3. Prometer o que não pode cumprir
Jamais prometa que irá entregar algo no prazo se você sabe que não poderá cumprir. Certifique-se de prometer apenas o que estiver ao seu alcance e faça o máximo possível para cumprir com o que foi proposto.
Afinal, quando pensamos no que não deve ser feito no ambiente de trabalho, as falsas promessas devem estar, praticamente, no “topo da lista”.
4. Atrasar constantemente
Sabemos que existem contratempos e imprevistos. Porém, atrasos constantes mancham a imagem profissional e, além disso, demonstram uma falta de respeito para com as outras pessoas. Sim, isso mesmo.
Quando atrasamos, não estamos atrasando apenas o nosso tempo. Estamos tomando o tempo daquele que nos espera e espera pelo nosso trabalho. E isso pode ser um sinal de falta de comprometimento e respeito.
5. Misturar atividades pessoais com as profissionais
A mistura das atividades pessoais com as profissionais também é um grande equívoco. E não, não estamos falando que você deve se desligar da sua vida para trabalhar. O que estamos falando é que você deve evitar, por exemplo, fazer ligações pessoais durante o expediente, bem como ficar recebendo familiares nesse momento (salvo em casos urgentes, claro).
Fique atento a esses comportamentos e comece a trabalhar uma imagem ainda mais positiva de si mesmo.