A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está promovendo o Mutirão de Renegociação e Orientação Financeira. A medida foi iniciada na última segunda-feira (7) e seguirá até o dia 31 de março.
Os cidadãos poderão consultar e verificar se possui débitos em atraso. A iniciativa conta com mais de 160 bancos e financeiras. Além disso, há parceria com o Banco Central, com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e com os Procons.
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Em síntese, os consumidores poderão negociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito. No entanto, não serão aceitas negociações de contratos que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis) ou que estejam com as parcelas em dia.
O consumidor deve acessar a plataforma Registrato e emitir o relatório dos empréstimos e financiamentos em seu nome, além de verificar de suas contas bancárias, investimentos e outras informações relacionadas a instituição financeira.
A Senacon criou uma página chamada de ConsumidorGovBr para direcionar o consumidor por caminhos de orientação financeira até o envio de propostas de negociação na plataforma. Como mencionado, mais 160 bancos estão registrados.
Cabe salientar que o consumidor pode realizar a negociação com a instituição por meio da plataforma ConsumidorGovBr. Outra opção é se dirigir aos canais digitais de negociação dos bancos.
O consumidor pode acessar a plataforma para consultar um modelo de reclamação e se basear para formulação do seu texto. O banco terá um prazo de até 10 dias para analisar o pedido e apresentar uma proposta.
Por fim, é importante enfatizar que o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma iniciativa acordada entre a FEBRABAN e o Banco Central (BC) para desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco.