No próximo sábado (11) haverá a promoção de um mutirão por parte do Detran do Rio de Janeiro. A intenção é que seja viabilizada a emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), devido às ofertas de 530 vagas para atendimento nos dez postos pré-determinados no Estado.
Com isso, serão ofertados serviços para a primeira habilitação, bem como renovação do documento ou emissão de segunda via. Essa é, portanto, uma ótima oportunidade para que os interessados em obter/regularizar a CNH, possam ter acesso facilitado.
As vagas estarão distribuídas nos seguintes postos de atendimento:
Os atendimentos acontecerão de 8h até 12h, com a exceção do ponto no Niterói Shopping, que terá o horário determinado de 9h até 13h. Já no ponto do Nova Iguaçu Shopping, o funcionamento se dará de 10h até 14h.
Quem estiver interessado em participar do mutirão da CNH, basta fazer o agendamento prévio no site oficial do Detran do Rio de Janeiro. Contudo, o agendamento também pode ser feito através dos telefones (21) 3460-4141, 3460-4040 e 3460-4042.
É necessário também que os usuários paguem o Duda que corresponde ao serviço a ser executado. A guia é obtida por meio do site oficial do Bradesco.
Vários estados brasileiros oferecem a oportunidade de os cidadãos participarem da CNH Social. O programa permite que os indivíduos que são classificados como baixa renda conquistem a carteira de motorista totalmente de graça. Assim, é possível que tais pessoas tenham maior facilidade ao tentar o acesso ao mercado de trabalho. Ademais, o programa ainda contribui para que haja uma inclusão social bem mais igualitária.
Entre os requisitos gerais para concessão do documento estão:
Pode-se afirmar que a CNH Social tem disponibilidade de vagas em diversos estados brasileiros, o que inclui Alagoas, Acre, o Amazonas, a Bahia e vários outros. Portanto, quem tiver interesse deve verificar os detalhes do programa no site oficial do Detran de cada um dos estados. Afinal, é necessário se atentar para os critérios específicos que os governos estaduais impõem, além dos procedimentos necessários para garantir a obtenção do documento.
Recentemente, o Contran anunciou algumas alterações significativas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) através da Resolução N° 996. Tal divulgação gerou uma discussão acirrada acerca do que é a mobilidade urbana no território nacional, bem como o impacto que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) possui.
Essas mudanças, essencialmente aquelas que tratam da carteira de motorista, objetivam a adaptação da legislação ao atual cenário que se tem dos transportes, impactando na vida dos condutores diretamente.
Portanto, a contar de 2024, haverá uma significativa flexibilização quanto à exigência de CNH para a condução de certos veículos. Por exemplo, o ciclomotor, a bicicleta elétrica e o patinete elétrico se categorizam agora como “veículos de baixo impacto”. Dessa forma, a condução não exigirá mais uma CNH.
A medida tem como intenção simplificar mais ainda a mobilidade do dia a dia, promovendo o uso de tipos diferentes e alternativos de transportes, ou seja, os que são mais sustentáveis. Afinal, assim é possível equilibrar ações e segurança no trânsito juntamente com a flexibilidade que se volta para os usuários.