De acordo com informações oficiais do Ministério do Turismo (MTur), os prestadores de serviço turístico cadastrados no consumidor.gov tem garantido índices de resolutividade cada vez mais altos.
O Consumidor.gov é uma plataforma gerida pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, conforme definição do Ministério do Turismo (MTur).
O registro de empresas do setor turístico na ferramenta foi possível por causa de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério do Turismo (MTur).
Conforme os dados oficiais do Ministério do Turismo (MTur), atualmente, a plataforma conta com 32 empresas exclusivamente cadastradas como prestadoras de serviços turísticos, no segmento de “Viagem, Turismo e Hospedagem” – isso sem considerar outras empresas que, de alguma forma, têm relação com o setor turístico, como companhias aéreas, ressalta a divulgação oficial.
De acordo com o último relatório de monitoramento do desempenho das empresas prestadoras de serviços turísticos na plataforma consumidor.gov.br, referente ao segundo trimestre do ano, a taxa de resolução de problemas registrados no site é de 70%, de acordo com informações atuais do Ministério do Turismo (MTur).
A divulgação oficial destaca algumas empresas, como Guichê Virtual e Shoptime Viagens, com resolutividade de 100%, Maxmilhas com 82%, Hotel Urbano 81% e 123 Milhas, com 80% de resolução. O Ministério do Turismo (MTur) esclarece que as informações sobre taxa de resolução de problemas e tempo médio de resposta podem ser acessadas no site do Consumidor.gov.br.
O mecanismo representa um importante ganho para as relações entre consumidor e empresa, sendo assim, é uma alternativa simples para o consumidor resolver, por meio da internet, problemas diretamente com as empresas cadastradas.
As premissas que regem a plataforma incluem a de que o acesso à informação potencializa o poder de escolha dos consumidores e contribui para o aprimoramento das relações de consumo e, ainda, a transparência e controle social, imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores, destaca o Ministério do Turismo (MTur).
Assim sendo, tais informações apresentadas pelos cidadãos consumidores são estratégicas para gestão e execução de políticas públicas de defesa do consumidor. Certamente, essa possibilidade de intermédio online facilita a relação das empresas com os clientes e gera confiabilidade para o setor.