No dia 05 de agosto, o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) publicou novo edital de concurso público. Assim, o documento oferta um total de 100 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto.
Isto é, uma carreira de nível superior que exige não apenas a graduação em Direito, como também experiência na área, além de outros critérios específicos.
Desse modo, para concorrer às vagas, é importante que o candidato esteja ciente de todos os requisitos necessários.
Para se inscrever, então, será necessário acessar o site da banca examinadora, ou seja, da Fundep. O prazo se iniciou em 05 de agosto e vai até 17 horas do dia 05 de setembro.
Veja também: Concurso TRT MA 2022 libera edital para níveis médio e superior
Entenda melhor como será esta certame do MPMG, logo abaixo.
O MPMG oferta um total de 100 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, das quais:
Assim, para investir neste cargo, o candidato deve cumprir com os seguintes critérios:
Além disso, o edital também exige outras condições legais, comuns a demais certames do país. Nesse sentido, o candidato que obtiver aprovação e investir no cargo de Promotor de Justiça Substituto atuará como funcionário público.
Assim, sua responsabilidade será de defender os interesses da sociedade. Isto é, usando de instrumentos como inquéritos civis e ações civis públicas, por exemplo.
Atualmente, então, o edital indica que o subsídio inicial para o cargo de Promotor de Justiça Substituto é de R$ 30.404,42.
Neste certame do MPMG, o candidato deverá passar pelas seguintes fases:
Veja também: Concurso SEJUS ES 2022 analisa propostas de sete bancas organizadoras
Desse modo, é necessário passar por uma fase a fim de prosseguir para a próxima.
Primeiramente, é importante lembrar que a Prova Preambular ocorrerá no dia 09 de outubro, de 9h às 13h. O exame, então, contará com um total de 80 questões dos Grupos Temáticos. Dentre estes, 20 questões para cada Grupo Temático e a cada questão correta se atribuirá 0,5 ponto.
O candidato, portanto, deverá responder questões a cerca dos seguintes Grupos Temáticos:
Então, a segunda etapa do concurso do MPMG contará com 4 provas escritas especializadas. Nesta etapa, é possível que a Comissão do Concurso permita a consulta à legislação.
Desse modo, as provas escritas especializadas irão versar acerca de temas jurídicos dos Grupos Temáticos, consistindo em:
Em seguida, os candidatos que obtiverem a aprovação seguem para a próxima fase. Isto é, em que passarão por:
Assim, será possível realizar as Provas orais, que têm previsão de ocorrer no período de 27 a 31 de março 2023 e 03 a 12 de abril de 2023. Aqui, portanto, a arguição do candidato versará sobre conhecimento técnico sobre os temas a serem sorteados.
Por fim, a entrega dos documentos que comprovem os títulos ocorrerá no ato da inscrição
definitiva.
Aqueles que desejam concorrer às vagas de Promotor de Justiça Substituto do MPMG deverão realizar suas inscrições dentro do prazo correto.
Dessa maneira, é necessário:
Nesse sentido, o valor referente à inscrição é de R$ 304 e, caso não ocorra o pagamento, não haverá efetivação da inscrição.
No entanto, é possível solicitar isenção deste valor, no caso daqueles que:
Nestes casos, então, o candidatos poderá pedir a isenção até 10 de agosto de 2022.
O candidato que desejar trabalhar no MPMG deve ter pleno conhecimento sobre a atuação do órgão. Nesse sentido, o Ministério Público é uma instituição que possui a responsabilidade de defender direitos dos cidadãos e interesses da sociedade.
Desse modo, o MP indica que possui três pilares, quais sejam de defesa:
Assim, o órgão deve atuar como um “fiscal da lei”, de forma que esta se cumpra na prática. Portanto, conta com autonomia funcional, administrativa e financeira.
Alguns dos atos de atuação do MP são a Ação Penal Pública e o controle externo da atividade policial, por exemplo.
Veja também: Concurso Bombeiros MG com 385 vagas sai no segundo semestre
Além disso, os princípios institucionais do Ministério Público são: