Existem muitos motivos para abolir o refrigerante da dieta que poderíamos citar para instigar você a deixar cada vez mais de lado esse tipo de bebida. Afinal, embora possa parecer saborosa e “inofensiva”, essa bebida pode trazer muitos prejuízos para a nossa saúde no médio e longo prazo. Por isso, reunimos alguns apontamentos neste conteúdo para que você possa pensar sobre esse assunto com a gente. Não deixe de conferir!
O refrigerante é uma bebida que não agrega em nada na nossa saúde. E além de não agregar em nada, ele também pode ser extremamente prejudicial. Isto é, estamos, de fato, consumindo algo que traz apenas malefícios, e nenhum benefício. Por isso, questionar-se sobre esse consumo é muito importante para começar a implementar hábitos alimentares que sejam mais saudáveis e equilibrados.
Com base nesse pensamento, vejamos uma lista de motivos para abolir o refrigerante da dieta:
A maior parte dos refrigerantes contém uma quantidade extremamente exorbitante de açúcar. Pode parecer que não, mas se você ler a embalagem perceberá que a quantidade de gramas de açúcar em 200 ml de refrigerante é realmente grotesca.
Esse consumo exagerado de açúcar pode desencadear problemas como diabetes, excesso de peso, cáries nos dentes, entre outros efeitos negativos. Portanto, cuidado!
As calorias vazias também podem ser um grande problema quando pensamos nos motivos para abolir o refrigerante da dieta. Pois pare e pense: além de ser super calórico, o refrigerante não tem nada de bom para oferecer ao nosso organismo. Logo, por que consumi-lo tanto?
A acidez presente em muitos refrigerantes pode ser uma verdadeira vilã para a saúde dos nossos dentes. Ela pode impactar o esmalte dentário, deixando-o mais “desgastado”. Isso pode, no médio e longo prazo, contribuir para o aumento de sensibilidade dentária, por exemplo.
Beber muito refrigerante é um problema para a nossa hidratação, pois ele pode provocar o efeito diurético e fazer com que o nosso organismo perca muita água. Além disso, muitas pessoas acabam cometendo o equívoco de substituir a água pelo refrigerante, o que também é algo muito perigoso.
Quando você bebe refrigerante, especialmente durante as refeições, você se sente muito “estufado” depois? Pois é… As bebidas gaseificadas, como os refris, podem causar exatamente essa sensação. Isso pode ser bastante desconfortável e pode, ainda, atrapalhar a digestão e causar mal-estar ao longo do dia. Portanto, cuidado com esse hábito, ok?
A “dependência” do açúcar é outro ponto que devemos levar em consideração quando pensamos nos motivos para abolir o refrigerante da dieta. Muitas pessoas podem começar a se sentir “refém” do desejo de consumir açúcar por conta do excesso de refri que tem bebido ao longo dos dias.
Portanto, cuidado com esse comportamento, ok? Evite o consumo dessa bebida que em nada agrega em nossas vidas. Pense bem na sua alimentação!