Para alguns líderes, pode ser bastante desafiador motivar sua equipe de trabalho, seja por conta da quantidade de membros, ou pela diferença de gerações presente no time. Apesar disso, a boa notícia é que é possível motivar um time difícil e proporcionar um ambiente de trabalho que seja mais motivador.
Pensando em diversas possibilidades, selecionamos algumas atitudes que podem contribuir para o crescimento da sua equipe. Acompanhe-as a seguir.
Existem diversas estratégias que podem ser usadas na hora de motivar sua equipe de trabalho. Cabe a você, líder, saber analisar, com um olhar mais empático e humano, quais medidas realmente fazem sentido para o seu time. Isso porque não existe grupo de trabalho que seja igual a outro. Sempre haverá diferenças significativas entre um e outro.
Saber reconhecer esses traços singulares, usando-os como inspiração na hora de implementar estratégias motivadoras, é muito importante. Assim, torna-se viável alinhar as suas ações com as necessidades do grupo que você acompanha.
A seguir, apresentamos ideias que podem auxiliar nesse sentido. Veja:
Conhecer os membros da sua equipe é um ponto de partida muito importante. Por meio desse conhecimento, torna-se possível delegar tarefas que façam mais sentido para cada membro.
Às vezes, a divisão de demandas pode estar um pouco bagunçada, o que ocasiona a sensação de insatisfação e consequentemente de desmotivação em alguns integrantes da equipe. Sendo assim, um caminho mais promissor é conhecer as características de cada um, visando oferecer-lhes as melhores opções de atividades e demandas diárias.
Ouvir o que cada membro da equipe tem a dizer também é relevante. Às vezes, nessas conversas francas e próximas é possível detectar os gaps que a empresa pode estar apresentando, visando oferecer ao time uma atmosfera mais positiva.
Sendo assim, considere ouvir atentamente o que cada um tem a dizer sobre o dia a dia de trabalho, expectativas na empresa, satisfação, etc.
Para motivar sua equipe de trabalho é preciso que o líder faça-a se sentir parte do que vem sendo proposto e desenvolvido. Isto é, se o líder é distante, traça metas sem conversar com a equipe e não mostra nenhuma proximidade com o cotidiano do time, pode ser que os integrantes se desmotivem.
Em contrapartida, dar espaço para que cada membro apresente as suas ideias e contribua para a construção das metas é algo realmente promissor e motivador.
Sem dúvidas, o reconhecimento também ajuda, e muito, na hora de motivar sua equipe de trabalho. Se você não reconhece os esforços do time, não parabeniza, não mostra que está atento aos resultados, a motivação do grupo pode decair.
E isso vale tanto para o reconhecimento individual, quanto do grupo.
Por fim, não podemos nos esquecer de que os benefícios monetários são muito importantes, e se eles forem usados como reconhecimentos e bonificações por desempenho, é provável que isso sirva como forma de motivar sua equipe de trabalho. Pense nisso. 😉