Para montar um roteiro de apresentação para TCC é preciso um primeiro passo imprescindível: saber exatamente do que se trata o seu trabalho.
Mas por que estamos dizendo isso? Porque infelizmente ainda vemos muitas pessoas querendo “comprar” trabalhos prontos. Só que isso dificulta o processo de aprendizagem e, consequentemente, a sua apresentação.
Não veja o seu TCC como uma “coisa que deve ser feita”. Mas sim, veja-o como uma oportunidade de aprender algo novo, crescer e se desenvolver.
Com isso em mente será muito mais fácil estudar o que você fez para poder apresentar depois. E, a seguir, você verá dicas que vão lhe ajudar nesse sentido. Continue lendo.
Na hora de montar um roteiro de apresentação para TCC é preciso saber ser sucinto e objetivo. Sabemos que o trabalho tem muitas nuances e muitos caminhos foram percorridos, mas você deverá saber resumir e apontar o principal. Veja:
A sua introdução deve ser breve e rápida. Aponte apenas do que se trata o seu trabalho e como ele será desenvolvido. Não fique dando muitos detalhes, nos próximos pontos você conseguirá fazer isso.
Entrando em harmonia com a introdução, apresente bem a sua problemática. Atenha-se nos seus objetivos de pesquisa: eles podem ajudar na hora de apresentar o que você fez e quer mostrar.
A sua metodologia também deverá ser apresentada. Conte qual a metodologia escolhida, como ela funciona e como você a colocou em prática.
Depois desses três pontos iniciais, comece a apresentar a parte mais robusta do trabalho: a sua pesquisa.
Apresente as citações e as referências bibliográficas que foram ajudando você a desenvolver o seu projeto.
Claro que você não precisa apresentar todas as referências, pois isso seria impossível. Foque naquelas citações que foram chaves para encontrar o seu resultado de pesquisa.
Com base na teoria que você trouxe, comece a descrever os seus resultados. Fale como chegou até eles, porque chegou e qual parte da teoria sustenta as suas conclusões.
Faça uma conclusão sucinta, recapitulando brevemente o que você apresentou. Ou seja, retome a problemática, alguns breves pontos da teoria e o porquê de ter chegado em determinado resultado.
Lembre-se de dar um acréscimo de algo que foi aprendido/absorvido ao longo da pesquisa.
Por fim, além de montar um roteiro de apresentação para TCC, foque em agradecer a sua platéia e mostre-se confiante. Isso vai fazer com que você se sinta mais tranquilo e menos ansioso na hora de responder as perguntas do TCC.
Lembre-se sempre de que você quem fez o trabalho e estudou para ele. Então não tem motivo para se preocupar, concorda? Boa sorte!