Para montar um discurso é preciso seguir um passo a passo que viabilize a construção de um bom texto. Desse modo se torna viável desenvolver uma narrativa que faça com que o público absorva bem o que você deseja apresentar.
Mas, por onde começar? O que fazer primeiro? Quais são os passos fundamentais para montar um discurso? Neste texto, você encontra algumas respostas interessantes. Confira!
Para montar um discurso é preciso estar atento aos mínimos detalhes. E além de construir um bom texto, você também precisa considerar a sua imagem que está sendo passada.
Afinal, quando fazemos um discurso nós não usamos apenas a nossa voz. Mas sim, usamos o nosso olhar, os gestos, a roupa, o tom de voz, a forma como caminhamos na frente das pessoas, etc.
Portanto, cuide da sua linguagem corporal e considere os fatores abaixo na hora de montar um discurso:
Você já parou para pensar sobre o que realmente quer falar? Ou apenas quer montar um discurso sem nem ter claro isso na sua mente? Pense sobre isso.
Saber exatamente o que se pretende dizer é peça-chave para manter um discurso coerente e bem feito. Lembre-se sempre disso.
Depois que você elencar os pontos que deseja comunicar ao seu público, comece a buscar novas informações em fontes confiáveis. Pesquise bastante, leia, aprenda, ouça outras pessoas falando sobre o assunto, e assim, absorva bons conhecimentos.
Desse modo, inclusive, você aumenta a sua autoconfiança diante das pessoas, tendo em vista que terá um conhecimento mais profundo sobre o que está falando.
Depois de seguir os passos acima, é hora de montar um discurso propriamente dito. Para isso, elabore uma introdução que desperte a curiosidade das pessoas. Na realidade, o ideal é que a introdução seja feita depois do desenvolvimento, mas a colocamos primeiro apenas como modo ilustrativo.
Sendo assim, escreva, na introdução, um ponto-chave de curiosidade que será explorado durante a apresentação do seu discurso.
No desenvolvimento do seu discurso é importante considerar a inclusão de citações e estatísticas. Isso tende a aumentar muito mais a sua autoridade, viabilizando uma maior conexão com o seu público.
Se possível for, use frases e citações de pessoas que o público conhece, a fim de deixá-lo ainda mais “dentro” do que está sendo dito.
Coloque bom humor no seu discurso. Isso fará com que as pessoas se sintam mais leves e, inclusive, conectadas com o que você está dizendo. Faça o teste!
A sua conclusão precisa amarrar tudo o que foi dito até então. Relembre os pontos importantes, fortaleça alguns argumentos, etc. Não deixe nenhuma parte importante de fora.
Além disso, tenha o cuidado de evitar um fim sem impacto. Ou seja, use uma frase de efeito, deixe uma pergunta/reflexão no ar ou finalize aumentando o bom humor das pessoas. Mas jamais use frases como “é isso” na hora de montar um discurso e finalizá-lo.
Construa uma boa narrativa e cative seu público! 😉