Uma moeda de 1 real da série comemorativa das Olimpíadas de 2016 chamou a atenção de colecionadores por apresentar uma anomalia incomum: o chamado “disco único”. Até o momento, apenas um exemplar foi identificado com esse erro, o que a torna extremamente rara e valiosa. Continue lendo para saber mais detalhes sobre essa moeda tão valiosa!
Moedas raras são aquelas que têm alguma característica incomum em sua fabricação. Isso pode incluir um erro na cunhagem, uma tiragem reduzida ou modificações que não estão em conformidade com o padrão oficial estabelecido pela Casa da Moeda. Esses fatores aumentam seu valor para colecionadores.
O erro “disco único” acontece quando a moeda é cunhada em um único disco de metal, sem a separação entre núcleo e anel externo. No caso da moeda de 1 real das Olimpíadas de 2016, isso é considerado inédito. A peça tem a mesma dimensão das demais (27 mm), mas foi fabricada como uma unidade sólida de aço revestido de bronze.
Mesmo com um erro raro, a condição da moeda é determinante para definir o valor final. Arranhões profundos, manchas e desgastes podem reduzir o preço. Para aqueles que colecionam, quanto mais bem preservada, maior o interesse.
Colecionadores afirmam vender essa moeda por, no mínimo, R$ 10.000. A justificativa está na raridade da peça, que é considerada única até o momento. A peça com essa anomalia entrará no novo catálogo de moedas com erros, e será listada como “moeda única”.
A descoberta da peça levanta a possibilidade de que outras moedas comemorativas também apresentem esse tipo de falha. Modelos de atletismo paralímpico, futebol ou rugby, por exemplo, podem ser revisados com mais atenção.
Este tipo de falha pode ser percebida a olho nu, contudo, a utilização de uma lupa simplifica a sua detecção. O principal sinal é a ausência de separação entre o anel dourado e o núcleo prateado. Se a moeda parecer feita de uma peça só, vale investigar.
A moeda comemorativa do Boxe teve tiragem de 20 milhões. Esse número é considerado médio-baixo, ainda mais se comparado a outras datas em que moedas de disco único foram cunhadas. Isso reforça o potencial de raridade.
Caso você encontre uma peça como essa, vale conhecer as formas seguras de venda. Existem grupos especializados, feiras e plataformas digitais onde essas moedas são negociadas com transparência. Uma boa dica é acessar este conteúdo com instruções passo a passo:
? Veja aqui como vender suas moedas raras
Uma moeda simples, esquecida no fundo da carteira, pode ter um valor surpreendente. A descoberta da moeda olímpica com erro de disco único reforça a importância de observar os detalhes. Quem sabe o próximo achado não está nas suas mãos?