Empreendedorismo

Modelo de Liderança – Antigo e Atual

O modelo de liderança antigo não atende a demanda atual do mercado. Por isso, é fundamental que as empresas se adaptem às novas formas de gestão.

O papel da liderança e as mudanças do mercado

Certamente o papel da liderança sempre foi importante para as empresas, uma vez que o líder tem um papel importante nos resultados da empresa.

Contudo, houve uma grande mudança na gestão das empresas. Sendo assim, o perfil do líder foi alterado, acompanhando as mudanças do mercado.

Modelos diferentes para alcançar resultados

Sendo assim, veja as principais mudanças entre os modelos de liderança, quanto a atualidade e antigamente, quando o comportamento digital as inovações não haviam tomado conta do mercado.

Liderança no passado

  • Controle sobre as pessoas;
  • Centralização de autoridade;
  • Chefe;
  • Confrontar;
  • Resistência às mudanças;
  • Foco nos objetivos dos departamentos;
  • Inflexibilidade;
  • Rigidez nos processos, dentre outros.

No entanto, esse perfil atualmente não atende as demandas do mercado, visto que não apoiam os valores objetividades das empresas. Sendo assim, a liderança atual tornou-se mais aberta e receptiva.

O papel do líder no mercado atual
  • Líder como facilitador;
  • Desenvolve as pessoas;
  • Visão estratégica;
  • Perfil colaborativo;
  • Valores compartilhados;
  • Foco nos objetivos holísticos;
  • Flexibilidade na gestão;
  • Valorização das pessoas;
  • Troca de experiências entre as equipes;
  • Otimização dos processos, dentre outros.
Mudança contínua e o dinamismo do mercado

Conforme visto, a diferença na gestão ocorreu por conta das alterações no mercado, bem como da forma de negociar. Sendo assim, é uma mudança que tende a continuar, haja vista as mudanças que ocorrem de forma dinâmica no mercado.

Portanto, a liderança possui um aspecto de valorização do capital humano, o que não ocorria antigamente, visto que as pessoas não eram vistas por suas opiniões e experiências. No entanto, o mercado atual entende que o capital humano entrega assertividade e corrobora a objetividade da empresa.