O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está ampliando o acesso gratuito à internet nas unidades de conservação federais. De acordo com a informação oficial, na terceira fase do projeto, serão instaladas 30 antenas em 27 Unidades de Conservação (UCs) e uma Trilha de Longo Curso.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), as unidades contempladas nessa fase serão: os parques nacionais da Serra dos Órgãos, da Serra da Canastra, de Ubajara, da Serra do Cipó, de São Joaquim, de Anavilhanas, da Chapada da Diamantina, do Jaú, Cavernas do Peruaçu, de Silvânia, da Amazônia, da Serra da Capivara, de Jericoacoara, da Serra da Bocaina, da Restinga de Jurubatiba, dos Campos Gerais, do Superagui, da Serra de Itabaiana.
Além das Florestas Nacionais de Ipanema, de Lorena, do Passa Quatro, de Carajás, do Tapajós, de Três Barras, de Paraopeba, de Ritápolis, e as Reservas Extrativistas Marinha do Arraial do Cabo e Marinha de Soure. A Trilha de Longo Curso, Trilha dos Canyons também será contemplada.
O Projeto Conecta Parques é fundamental na melhoria da comunicação e acesso dos visitantes e dos servidores no interior do Parque de Anavilhanas, de acordo com a gestora de Anavilhanas.
Segundo ela, os servidores que trabalham 15 dias isolados podem ter contato com a família e, aos visitantes, é muito importante que ao chegarem na base avançada sejam acolhidos, poder dar notícias para a família e fazer uma fotografia divulgando as belezas do Parque.
O Conecta Parques é apenas um passo para conectar as UCs. Além do mais, toda tecnologia inserida na gestão é sempre bem-vinda. O Parque Nacional de Anavilhanas foi contemplado com uma antena na fase anterior e receberá mais uma nesta fase, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A previsão é a de que, até o final do ano, 40 Unidades de Conservação e 6 Trilhas de Longo Curso sejam contempladas pelo projeto, totalizando 50 antenas instaladas, destaca o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Segundo destaca a divulgação oficial, a disponibilização de internet gratuita aos visitantes, traz uma nova abordagem nas áreas protegidas brasileiras, fortalece o ecoturismo nacional e melhora a experiência do visitante que pode de forma interativa em tempo real promover o destino visitado, explica o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
De acordo com a explicação oficial, o Projeto Conecta Parques é um dos eixos de atuação do Programa PARQUE+, que tem o objetivo fortalecer o ecoturismo e gerar uma consciência ambiental por meio do contato da população com a natureza, melhorando estruturas e atrativos em Unidades de Conservação e nas Trilhas de Longo Curso.