Certamente você já deve ter ouvido alguns dos mitos sobre acordar cedo por aí, não é mesmo? Afinal, quem nunca ouviu falar que acordar às 5h da manhã é a chave para o sucesso? Ou que apenas quem acorda cedo é que terá bons resultados na vida? Pois é…
Acontece que esse tipo de generalização pode criar um mal-estar na vida e na rotina de muita gente. Por isso, trouxemos algumas reflexões sobre o assunto que poderão fazer com que você expanda a sua mente nesse sentido. Confira!
Existem muitos mitos sobre acordar cedo que acabam sendo propagados e repetidos na sociedade. Infelizmente, muitos deles podem causar efeitos rebotes nas pessoas, pois provoca impactos na autoestima, por exemplo. Afinal, se um indivíduo tem dificuldade para acordar cedo, isso pode fazer com que ele se sinta um verdadeiro fracasso, quando, na verdade, talvez ele seja uma pessoa mais adaptada para acordar um pouco mais tarde. Simples assim.
Vejamos alguns dos mitos e vamos refletir sobre eles:
Quem disse? Até parece que o sucesso está atrelado à hora que despertamos de manhã, não é mesmo? É claro que há pessoas que se sentem mais produtivas pela manhã e, por isso, associam o seu sucesso ao ato de acordar cedo. Porém, a verdade é que se elas executassem a tarefa um pouco mais tarde, mantendo uma rotina de sono saudável, talvez atingiriam o mesmo sucesso.
Do mesmo modo, você pode acordar cedo e procrastinar… perdendo a oportunidade de ter sucesso. Logo, apenas acordar horas antes não é uma “chave” para o sucesso.
Por qual motivo isso deveria ser uma verdade?
Infelizmente, vemos alguns influenciadores trazendo à tona essa temática, dando a entender que todo e qualquer ser humano deve acordar às 5 horas da manhã para ter um bom dia.
Porém, muitas vezes a pessoa se baseia na própria rotina para dizer isso. Afinal, uma pessoa que faz faculdade à noite e só consegue deitar na cama à 1 hora da manhã, certamente não concordará que acordar às 5 horas é o ideal para a rotina dela, concorda?
Cada pessoa é única e deve avaliar, considerando a sua saúde, o que realmente faz sentido.
Outro mito que costuma ser fortalecido na sociedade.
Embora algumas pessoas possam, realmente, se sentirem mais ativas logo ao acordar, outras podem ter o pico de produtividade à tarde ou no início da noite. Cada um sabe exatamente em qual momento costuma ter melhores resultados no trabalho e nos estudos, concorda?
Claro que há recomendações médicas sobre dormir à noite e fazer as coisas de dia, mas dizer que todo mundo que é produtivo acorda super cedo é algo inviável de afirmar.
Não necessariamente.
Pessoas que sofrem com alterações no ciclo de sono podem ter dificuldades para adormecer cedo, logo, não conseguem acordar às 5 horas pois não é o momento adequado para o corpo dela.
O ideal é sempre conversar com um médico para implementar mudanças abruptas na rotina, a fim de construir uma noite de sono que respeite o seu corpo e não fique aceitando imposições alheias. Pense nisso!
Veja também: Como fazer uma boa higiene do sono?