Saúde e Bem Estar

Mitos e verdades sobre cuidados caseiros com a pele

Veja quais são os maiores mitos e verdades sobre as receitas caseiras de cuidados com a pele.

Você conhece os mitos e verdade sobre cuidados caseiros com a pele?

Sabemos que cuidar da pele com ingredientes caseiros e naturais pode ser uma forma de praticar o autocuidado sem aplicar produtos com componentes pesados.

Entretanto, algumas receitas podem ser verdadeiros mitos, ao invés de realmente promoverem bons efeitos no tecido cutâneo.

Pensando nisso, fizemos este guia para você aprender a cuidar da sua pele com receitas que realmente funcionam. Acompanhe.

Mitos e verdades sobre cuidados caseiros com a pele

Veja abaixo os maiores mitos e verdades sobre cuidados caseiros com a pele:

1- Água de arroz faz bem para a pele e clareia manchas

Verdade. A água de arroz é capaz de promover um equilíbrio na oleosidade, além de ser rica em antioxidantes que diminuem as ações oxidativas causada pelos radicais livres. Assim, diminui as chances de ocorrer o envelhecimento precoce e ainda mantém a pele em tons mais uniformes.

2- A clara de ovo deixa a pele mais firme e diminui a flacidez

Verdade.  A albumina presente na clara do ovo age com efeito tensor, diminuindo o aspecto de flacidez na pele. Entretanto, este tipo de cuidado com a pele não é recomendado para quem sofre com ressecamento, pois a gema tende a absorver a oleosidade, sem repô-la.

3- Mitos e verdades sobre cuidados caseiros com a pele: Mel ajuda a clarear a pele

Mito. O mel não possui nenhum tipo de componente clareador, mas sim, apenas age como um ótimo hidratante e calmante, além de ser anti-inflamatório. Use-o, portanto, para tratar da pele e mantê-la saudável, ao invés de usá-lo para clarear o tecido.

4- Chá de camomila é bom para peles acneicas e irritadas

Verdade. O chá de camomila realmente possui componentes anti-inflamatórios e calmantes, que são capazes de diminuir a irritação causada pelas acnes, por exemplo, além de acelerar o processo de recuperação do tecido.

5- Gelo ajuda no tratamento de acnes e espinhas

Mito. Muitas pessoas aplicam o gelo na pele com acne com o intuito de reduzir a inflamação, porém, o gelo apenas diminui a circulação sanguínea e faz com que a região fique menos avermelhada. Além disso, se usado em excesso pode prejudicar queimando o tecido e piorando a acne.

6- Pepino nos olhos melhora o aspecto da pele e diminui olheiras

Verdade. O pepino gelado diminui o inchaço, além de que sua composição é rica em antioxidantes. Com isso, expulsa os radicais livres da pele, deixando-a mais suave, macia e hidratada. Vale lembrarmos que o efeito de diminuir olheiras (bolsas embaixo dos olhos) está mais associado à compressa fria do que com a rodela de pepino.

Ou seja, para este efeito você pode usar outros tipos de compressas, como algodão embebido em soro fisiológico frio, por exemplo.

Mitos e verdades sobre cuidados caseiros com a pele: Cuide da pele de forma correta

Agora que você já conheceu todos os mitos e verdades sobre cuidados caseiros com a pele, inclua as receitas que realmente funciona e fuja das dicas sem fundamento científico.

  • Observação: Use apenas produtos seguros para a pele e lembre-se de sempre fazer o teste de toque, a fim de detectar possíveis alergias, ok?