Ministério que responde pelo Auxílio Brasil deve mudar de nome

GRANDE MUDANÇA no Auxílio Brasil para os próximos dias

Governo eleito já prepara mudanças nos ministérios. Veja quais são alterações que atingem diretamente o Bolsa Família

O Ministério da Cidadania deve deixar de existir a partir de 2023. A pasta responsável pelos pagamentos do Auxílio Brasil e vale-gás nacional poderá ser transformada em uma outra sob o governo Lula. Segundo informações de bastidores colhidas pelo jornal Folha de São Paulo, a pasta passará a se chamar Ministério do Desenvolvimento Social.

Esta não é a única mudança nos ministérios responsáveis por programas sociais do governo. Ainda tomando como base as informações da Folha de São Paulo, uma série de pontos serão alterados já a partir do próximo ano. Até mesmo alguns nomes já estão sendo apontados como favoritos para o comando destas pastas.

O Ministério do Desenvolvimento Social, por exemplo, deverá permanecer sendo responsável pelos pagamentos do Auxílio Brasil, e pelo vale-gás nacional. A ex-ministra Tereza Campelo e a senadora Simone Tebet (MDB) estariam disputando a vaga para conseguir comandar esta pasta que estará diretamente ligada ao combate à fome no país.

O Ministério do Trabalho e da Previdência, que hoje é responsável pelos pagamentos do Pix Caminhoneiro e auxílio-taxista, além de comandar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deverá se transformar em dois. Uma pasta vai cuidar exclusivamente do Trabalho e outra exclusivamente da Previdência. Ainda não há cotados claros para os cargos de comando.

O Ministério da Economia, hoje comandado por Paulo Guedes, também deverá deixar de existir e vai se dividir em quatro. Um deles vai cuidar exclusivamente da questão do Empreendedorismo. Ainda não há cotados claros para a nova pasta, mas é certo que eles serão responsáveis pelo relacionamento com os motoristas de app e os MEIs, por exemplo.

Mudança de nome

Outro ponto que já está claro é a provável mudança de nome de alguns programas sociais. O Auxílio Brasil vai voltar a se chamar Bolsa Família. Em entrevistas, integrantes do governo de transição já usam a nova nomenclatura para se referir ao projeto.

O Minha Casa Verde e Amarela deve voltar a se chamar Minha Casa Minha Vida sobe o terceiro mandato de Lula. Entre os aliados do presidente eleito, há a ideia de que os nomes antigos dos programas remetem mais ao petista.

Outras mudanças em Ministérios

O Governo eleito também prepara mudanças em outros ministérios, que necessariamente não possuem relação com os trabalhadores. A pasta de Justiça, por exemplo, deve se dividir entre Ministério da Justiça e Ministério da Segurança Pública.

A pasta de Mulher, Família e Direitos Humanos, que durante um longo período de tempo foi comandado pela senadora eleita Damares Alves, vai se dividir em cinco pastas diferentes. São elas: Mulher, Igualdade Racial, Povos Originários, Direitos Humanos e Igualdade Social.

O Ministério do Turismo poderá se dividir em três: Turismo, Esportes e Cultura. Para esta última pasta estão cotados os cantores Chico César e Daniela Mercury.

Outros Ministérios deverão ser mantidos. São os casos de Agricultura, Casa Civil, Comunicações, Defesa, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Minas e Energia, Relações Exteriores e Infraestrutura.

Vale lembrar que estas informações ainda são apenas bastidores. Oficialmente, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda não anunciou nenhum nome para o comando do seu Ministério.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?