Concurso oferta vagas para vários cargos
Com oportunidades para vários cargos, o concurso do Ministério da Pesca é uma oportunidade profissional muito grande.
Descubra todos os detalhes a seguir.
Detalhes do concurso
No Diário Oficial da União, foram publicados os nomes dos sete integrantes do grupo responsável pela organização do novo concurso do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), anunciado nesta segunda-feira, 26.
Essa comissão do concurso do Ministério da Pesca terá a importante missão de planejar, organizar e supervisionar todas as etapas da seleção. Isso inclui a elaboração do edital, que será repleto de informações sobre os cargos disponíveis, número de vagas, requisitos, salários e o cronograma completo do concurso.
Segundo a portaria autorizativa, divulgada no início do ano de 2024, o edital deve ser disponibilizado em até seis meses, ou seja, até o dia 30 de junho.
Os candidatos interessados devem ficar atentos às próximas atualizações para não perderem os prazos e as oportunidades de participar deste processo seletivo.
Vagas do concurso
As 264 vagas do concurso serão divididas do seguinte modo:
- Profissional da área de Direito: 16;
- Profissional da área de Economia: 8;
- Profissional da área de Contabilidade: 2;
- Profissional da área de Tecnologia de Informação: 17;
- Profissional da área de Jornalismo/Comunicação: 7;
- Profissional da área de Marketing: 1;
- Profissional da área de Engenharia de Pesca/Oceanógrafo/Biólogo: 73;
- Profissional da área de Estatística/Matemática: 4;
- Profissional da área de Administração/Gestão Pública: 20;
- Profissional da área de Recursos Humanos: 7;
- Profissional da área de Assistência Social/Sociologia: 6;
- Profissional da área de Design Gráfico: 2;
- Profissional da área de Engenharia Civil: 3;
- Profissional da área de Arquitetura: 1;
- Profissional técnico de nível superior: 97.
Vale lembrar que as chances são para nível superior.
Apesar da dúvida de muita gente sobre o andamento do certame, ainda não foram esclarecidos detalhes como nome da banca e fazer do edital.
Como foi o último edital?
Há 14 anos, o Ministério da Pesca e Aquicultura não realizava um concurso para efetivos. O último edital foi divulgado em 2010, com organização da Fundação Euclides da Cunha (FEC).
Na ocasião, foram oferecidas 100 vagas para cargos de níveis médio e superior, distribuídas por todo o país, contemplando as cinco regiões e diversas cidades.
Para quem possuía nível médio, havia 30 vagas para o cargo de agente administrativo, com salário inicial de R$2.131,43.
As outras 70 vagas do concurso foram destinadas a graduados, sendo 40 para o cargo de analista técnico-administrativo (em qualquer área de formação) e 30 para engenheiros (de qualquer especialidade). Os salários iniciais eram de R$3.156,55.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas abordando Conhecimentos Gerais e Específicos. Confira os temas cobrados de acordo com o nível de escolaridade do cargo:
Nível Médio do concurso:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico-Quantitativo;
- Noções de Informática;
- Noções de Direito Constitucional e Administrativo.
Nível Superior do concurso:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico-Quantitativo;
- Noções de Informática;
- Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
- Conhecimentos Específicos.
Sobre a função do órgão
O portal do Governo Federal esclarece sobre conceitos e funções do órgão.
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) foi estabelecido em 2009 como um órgão da administração federal direta, com a missão de implementar uma política nacional para o setor pesqueiro e aquícola. Seu objetivo é transformar essas atividades econômicas em fontes sustentáveis de trabalho, renda e riqueza.
O Brasil possui um enorme potencial de desenvolvimento sustentável na Pesca e Aquicultura, com uma costa de 8,5 mil quilômetros, 12% da água doce do planeta, clima favorável e uma grande diversidade de espécies.
O MPA atua com base em uma política de gestão e ordenamento do setor, aumentando o compromisso com a sustentabilidade ambiental no uso dos recursos. O país tem investido na construção de infraestrutura e equipamentos para melhorar a estruturação da cadeia produtiva, especialmente no beneficiamento e agregação de valor, além de aumentar a produção de pescado por meio do programa de “Cessão de Águas da União para fins de Aquicultura”.
O Ministério da Pesca e Aquicultura trabalha para impulsionar os setores pesqueiro e aquícola do país, que têm grande potencial de crescimento econômico e desenvolvimento social. Isso se traduz no aumento da oferta de trabalho e renda nas regiões pesqueiras. Além disso, o apoio à aquicultura e à pesca contribui para a oferta de alimentos e, consequentemente, para a segurança alimentar em todo o Brasil.