Um dos programas mais conhecidos entre brasileiros, o Minha Casa, Minha Vida entrou em uma nova etapa. Após uma decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao menos uma parcela da população vai poder conseguir imóveis de maneira gratuita, e através de um processo de inscrição relativamente simples.
Este, no entanto, não é um benefício voltado a todos os brasileiros. Por isso, o primeiro passo é entender se você está entre as pessoas qualificadas a participar desta nova fase do projeto. Entre outros pontos, o governo federal analisa critérios como renda familiar e também a necessidade habitacional.
Quem pode fazer parte?
Mas afinal de contas, quem são as pessoas que podem fazer parte desta nova fase do projeto? De acordo com informações do Ministério das Cidades, pasta responsável pelo Minha Casa, Minha Vida, os imóveis serão concedidos de maneira gratuita para pessoas que fazem parte dos seguintes programas sociais:
- Bolsa Família;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As pessoas que já fazem parte destes programas e que já estão pagando o financiamento, não precisam mais se preocupar com os repasses das parcelas do futuras. Dados do Ministério das Cidades indicam que estamos falando de 600 mil famílias do Bolsa Família e cerca de 150 mil famílias do BPC.
Os imóveis aptos
Também vale lembrar que a isenção no financiamento do imóvel não é válida para todas as casas. A regra em questão se aplica apenas aos contratos das modalidades subsidiadas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)
Em todos os casos, vale lembrar também que não haverá devolução do dinheiro para as pessoas que já fazem parte destes programas e que já realizaram a quitação de alguns meses do financiamento. A isenção vale do dia 28 de setembro de 2023 para frente.
Para quem ainda não está no Minha Casa, Minha Vida, a isenção será avaliada na hora da análise de enquadramento pela Caixa. É justamente neste momento que o atendente do banco vai informar se o cidadão vai precisar pagar pelo imóvel, ou se ele terá direito de isenção total dos valores.
Vale sempre lembrar que a partir do momento que a isenção for aprovada, ele é válida para sempre. Assim, mesmo que o cidadão deixe de receber o Bolsa Família ou o BPC, ele vai seguir tendo o direito de isenção no valor imóvel financiado pelo Minha Casa, Minha Vida.
Como se inscrever no Minha Casa, Minha Vida
Para se inscrever no sistema do Minha Casa, Minha Vida, é importante que o cidadão reúna os documentos necessários para uma série de comprovações. Veja na lista abaixo:
- RG e CPF de todos os membros da família;
- Documentos que comprovem estado civil, como certidões de nascimento ou casamento;]
- Comprovante de residência atualizado;
- Provas da renda familiar, que podem ser contracheques, extratos bancários ou declarações de imposto de renda.
Com os documentos em mãos, é importante ir até o órgão designado para esta função na sua cidade e solicitar o formulário de inscrição. Logo depois, basta esperar pela decisão da Caixa. Uma decisão pode demorar alguns dias para se comunicada. Basta aguardar.
Minha Casa, Minha Vida
O Minha Casa, Minha Vida é um dos projetos de governo considerados mais importantes pelo presidente Lula (PT). De uma maneira geral, ele ajuda pessoas com rendas mais baixas a realizarem o sonho da casa própria. Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), este programa foi descontinuado e deu lugar ao Casa Verde e Amarela, que seguiu basicamente os mesmos parâmetros.
Novas mudanças no programa podem ser anunciadas em breve.