As soluções de proteção contra vírus da Kaspersky detectaram e impediram mais de 5,8 milhões de ataques de vírus e softwares indesejados disfarçados de jogos populares para computadores, entre o terceiro trimestre de 2020 e o segundo trimestre de 2021, o período de um ano da pandemia de covid-19. Os cibercriminosos, também chamados de hackers, utilizaram principalmente o Minecraft para espalhar vírus e outros malwares para os gamers através de versões piratas do jogo.
Segundo a Kaspersky, a popularidade do game é por causa de suas várias versões e mods infinitos (modificações adicionais que podem ser instaladas sobre o jogo para diversificá-lo e melhorar a experiência). Os mods são normalmente criados por usuários e não são oficiais, tornando-se uma oportunidade conveniente de disfarce para vírus.
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De julho de 2020 a junho de 2021, foram distribuídos 36 mil arquivos disfarçados de Minecraft. Isso afetou 184 mil usuários de PC e resultou em mais de 3 milhões tentativas de infecção, quase metade dos arquivos e ataques detectados durante o período.
De acordo com a Kaspersky, a maioria dos arquivos distribuídos usando games como isca eram adware e downloaders. Estes programas são capazes de baixar outro software nos dispositivos infectados, normalmente vírus que fazem aparecer propagandas que atrapalham do dia a dia do usuário.
No entanto, de vez em quando, os gamers encaram ameaças mais sérias, como trojans stealers, projetados para roubar informações sobre criptomoedas e de contas, trojans bancários, que roubam informações como cartão de crédito.
O aumento de ataques cibernéticos pode estar relacionado ao rápido crescimento do mercado de jogos eletrônicos durante a pandemia A indústria de videogames teve um crescimento sem precedentes nos últimos 18 meses, em parte porque os usuários foram forçados a encontrar meios alternativos de entretenimento estando em casa. A expectativa é que a demanda por jogos continue e a indústria cresça ainda mais, chegando a US$ 175,5 bilhões no final de 2021.
A análise da Kaspersky levou em consideração golpes usando os 24 jogos para PC mais populares e o top 10 jogos para celular de 2021. Os resultados mostraram que as ciberameaças relacionadas a jogos para PC dispararam com o início do distanciamento social, no segundo trimestre de 2020, atingindo 2,48 milhões de detecções globalmente – um aumento de 66% em relação ao primeiro trimestre de 2020, quando foram detectados 1,48 milhões de ataques. Curiosamente, o número de ataques caiu drasticamente no segundo trimestre de 2021, para 636 mil tentativas de ataques.
Já os jogos para celular mostraram uma tendência bem diferente, pois o número de jogadores afetados cresceu 185% no início da pandemia, de 1,1 mil em fevereiro de 2020 para 3,2 mil em março do mesmo ano. O índice diminuiu apenas 10% no segundo trimestre de 2021.
Para a Kaspersky, isso demonstra que as ameaças para dispositivos móveis são muito atraentes para os cibercriminosos, mesmo com o distanciamento social sendo suspenso em várias partes do mundo. De acordo como relatório da empresa, o Brasil está na vice-liderança entre os países mais afetados por ameaças móveis para gamers, atrás somente da Rússia.
Para garantir a segurança durante os jogos, os especialistas da Kaspersky recomendam: