Os pagamentos do Bolsa Família tiveram início na última sexta-feira, dia 18, e com isso, milhares de beneficiários estão tentando acessar os aplicativos oficiais do governo em busca de informações sobre a situação de seu pagamento mensal.
No entanto, o aplicativo do Caixa Tem está apresentando falhas contínuas no momento do acesso, o que está trazendo preocupações aos beneficiários. Em uma dessas falhas é possível visualizar uma mensagem, o que tem gerado dúvidas em muitos brasileiros.
Além disso, recentemente, milhares de beneficiários entraram em contato com a Central do Cadastro Único através do número 111, em busca de informações sobre os benefícios assistenciais, e receberam a notícia de que o Auxílio Gás estava liberado. Porém, no aplicativo, essa informação não esta disponível.
E afinal, será mesmo que o Auxílio Gás será concedido para todos aqueles que receberam uma resposta afirmativa da Central 111? E quem não está conseguindo acessar o Caixa Tem é porque teve o benefício bloqueado neste mês?
Para tranquilizar as famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pasta responsável por gerenciar os programas sociais, se pronunciou a respeito de erros no sistema e informações equivocadas.
A Caixa Econômica Federal realiza os depósitos levando em consideração a numeração final do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário, seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo.
Lembre-se que pagamentos programados para segunda-feira podem ser antecipados, dependendo das circunstâncias, e que governo está adotando medidas para atender grupos em regiões afetadas por desastres ambientais, antecipando alguns pagamentos para hoje.
Veja o cronograma de pagamentos do Bolsa Família para o mês de agosto:
É válido ressaltar que os valores são depositados no Caixa Tem, sendo possível movimentá-los pelo próprio aplicativo, e também realizar o saque do dinheiro nas agências da Caixa ou nas lotéricas.
Lembre-se: o que forma o valor do Bolsa Família é a composição familiar. Isso inclui:
Estas questões preocupantes envolvendo os pagamentos do Bolsa Família e Vale Gás, incluindo problemas no aplicativo do Caixa Tem, foram esclarecidas pelo MDS. Ficar atento às atualizações oficiais será importante para obter informações precisas sobre o funcionamento dos benefícios. Veja agora!
Os aplicativos do Caixa Tem e do Bolsa Família são a ponte entre os milhares de beneficiários e o Governo Federal. É através deles que as famílias conseguem ter acesso aos valores, dados, e também a notificações relacionadas a bloqueios, cancelamentos e suspensões.
No entanto, mensalmente, os aplicativos passam por uma atualização na base de dados, o que prejudica o funcionamento no momento da consulta dos usuários, e podem causar interrupções temporárias no acesso. Como consequência, fica visível para milhares de usuários a mensagem que diz: “Dados não disponíveis para consulta. Tente novamente mais tarde.”
Para aqueles que receberam essa notificação, o MDS esclareceu em comunicado que não há com o que se preocupar. Estão realizando algumas mudanças nos servidores e, por este motivo, é necessária a atualização no módulo de segurança.
A previsão é de que, em breve, a consulta através dos aplicativos seja normalizada e os beneficiários voltarão a ter acesso às informações sobre o benefício.
Portanto, se você recebeu esta mensagem, aguarde um pouco mais e tente novamente em um outro momento.
Nos últimos dias, milhares de beneficiários entraram em contato com a Central de Atendimento do Cadastro Único pelo número 111, e receberam a informação de que o seu Auxílio Gás estava liberado. Porém, ao consultarem o Caixa Tem, ele não aparece disponível. Por que isso acontece?
Tudo isso pode ser explicado como um erro de sistema das informações fornecidas pela Central 111. A Caixa Econômica Federal e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) informaram que o Programa Auxílio Gás não aprovou novos beneficiários neste mês de agosto.
Portanto, terão acesso aos valores somente aquelas famílias que já habitualmente recebem o Auxílio Gás, e quem possui o direito a receber, poderá visualizar a parcela no aplicativo.
Então, se você tiver direito ao Auxílio Gás, as informações devem estar disponíveis no aplicativo, conforme esclarecido pela Caixa Econômica e pelo Centro de Referência em Assistência Social.
Já foram constatadas inúmeras irregularidades entre os cadastros dos beneficiários do programa assistencial e, por este motivo, cerca de 3 milhões de famílias tiveram benefício interrompido nos últimos meses.
Como foi dito, o MDS possui um planejamento mensal onde são analisados os cadastros de maneira minuciosa para garantir que só permaneçam no programa aqueles que realmente necessitam do benefício.
O Bolsa Família faz parte da cesta de programas sociais do Cadastro Único. O CadÚnico é uma base de dados que mantém os registros das famílias de baixa renda no Brasil e que vivem em situação de vulnerabilidade social.
O Cadastro Único é uma importante base de dados que ajuda a identificar famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade social para acesso a diversos benefícios como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa social de energia, entre vários outros.
Atualmente, cerca de 30 políticas federais utilizam o Cadastro Único como referência. Para permanecer na folha de pagamento dos benefícios sociais, as famílias devem realizar a atualização cadastral no prazo máximo de 24 meses a partir da última entrevista, ou quando houver alteração nos dados informados ou quando o governo emitir um comunicado solicitando este procedimento,
Manter as informações atualizadas é fundamental para garantir a continuidade dos benefícios.