Meus colegas de trabalho não gostam de mim, o que posso fazer para lidar com isso?!
Essa pergunta, infelizmente, é muito recorrente em diversos ambientes de trabalho. Isso porque, no fim do dia, estamos trabalhando com pessoas e subjetividades, certo? Isso quer dizer que algumas pessoas vão se dar bem, enquanto outras não.
Por isso, exercitar a paciência e entender o que está acontecendo são medidas importantes nesse momento. A seguir, inclusive, traremos algumas dicas que podem ajudar.
Antes de ficar repetindo “meus colegas de trabalho não gostam de mim”, que tal analisar a situação com mais clareza e tranquilidade? Para isso, respire fundo e aprenda a gerenciar melhor as suas emoções. Desse modo você começará a enxergar a situação com outro olhar. Veja como:
O primeiro ponto que deve ser levantado é com relação à sua autoestima no trabalho: você tem a observado? Já parou para pensar que essa sensação de que os seus colegas não gostam de você é, na verdade, uma denúncia para a sua baixa autoestima?
Pense nesse fator com paciência. E lembre-se, ainda, de que pode ser que você esteja diante das duas situações: tanto da baixa autoestima, quanto do fato de que em alguns momentos os seus colegas não gostam da sua companhia.
Tente evitar aquela paranóia de estar sempre sendo observado e procure executar as suas atividades de uma maneira normal. Para isso, faça o que deve ser feito, com toda a sua dedicação e sempre dando o seu melhor.
Afinal, as críticas destrutivas podem ser um sinal de que as outras pessoas precisam de melhorias, e não você.
Escute as queixas dos outros e também observe a maneira como eles executam o trabalho no dia a dia. Depois, faça uma autoanálise: até que ponto o afastamento dos colegas pode estar denunciando comportamentos ruins que você tem? Analise isso com cuidado e sabedoria.
Peça um feedback para os seus colegas, caso você perceba que nada está se resolvendo. Isso porque por meio dessa conversa eles poderão ser francos com você, e torna-se possível descobrir quais são os pontos de melhorias que você ainda não percebeu que precisam ser enaltecidos.
Lembre-se também de saber ouvir o feedback, ok? Não fique o tempo todo na defensiva, tampouco justificando e pedindo desculpas. Mas sim, procure analisar o que é real e o que pode ser uma boa dica de melhoria.
Procure ser sempre simpático e respeitoso com todas as pessoas. Se o comportamento educado não for recíproco, não se esqueça de que isso fala mais sobre a outra pessoa, do que sobre você.
Então, mantenha uma postura respeitosa e você verá que isso pode fazer toda a diferença.