Finanças

MEU INSS: saiba como emitir o extrato previdenciário e consultar as contribuições

Saber como emitir e consultar as contribuições previdenciárias é fundamental para ficar por dentro da situação trabalhista. Com o Meu INSS, é possível fazer isso usando o próprio celular. Nesta segunda-feira (19), veja como realizar esse processo.

O Meu INSS é um aplicativo criado pelo governo para facilitar que o trabalhador tenha acesso aos seus dados previdenciários, incluindo consultas e extratos. O Notícias Concursos mostra várias informações importantes, que podem contribuir para situações importantes de aposentadoria.

Para que serve o CNIS?

O CNIS ou Cadastro Nacional de Informações Sociais, serve para deixar registrado todas as informações dos trabalhadores em um só lugar. Nesse portal, é possível descobrir tempo de serviço, quantidade de pagamentos de contribuição e ovalor dos contratos de salário.

Além disso, é onde ficam os demonstrativos dos pagamentos, onde é calculado a aposentadoria. O aplicativo Meu INSS pode ser baixado para Android e iOS, portanto, a consulta pode ser feita toda pelo próprio smartphone.

Passo a passo para consultar e emitir extrato no Meu INSS

Depois de baixar o aplicativo no seu smartphone, é preciso abri-lo e clicar na opção “Entrar com gov.br”. É através dessa tecla que você faz o acesso usando as credenciais do governo. Portanto, feito isso, é preciso se identificar. Preencha os campos necessários com seu CPF e senha.

MEU INSS: saiba como emitir o extrato previdenciário e consultar as contribuições – Meu INSS

Entretanto, se ainda não tiver senha cadastrada, é possível fazer na hora de se inscrever no INSS. A senha é intransferível, portanto, é recomendado não fornecer a nenhuma outra pessoa e também escolher uma que seja fácil de memorizar.

Após fazer o login, clique na opção “Entrar”. Nessa etapa você acessará a área interna do Meu INSS. Entretanto, dentro você encontra várias opções e ao selecionar “Para Você”, a opção de “Extrato de Contribuição” estará disponível. Se essa for a opção desejada, é só clicar nela.

É possível emitir esse extrato por ano, incluindo do ano vigente e anos anteriores. Além disso, é possível baixar esse documento em PDF para deixar salvo e arquivado. Mas, é possível baixar o arquivo todo, completo ou apenas com as remunerações. Portanto, dentro do aplicativo Meu INSS também é possível realizar uma série de outras atividades, incluindo a consulta dos benefícios a receber, consulta para saber se há algo para receber, algo pendente, etc.