Nesta semana, o Governo Federal está seguindo com os pagamentos da 9ª rodada do seu Auxílio Brasil. Nesta terça-feira (26), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 7. O dinheiro está na conta destas pessoas desde as primeiras horas da manhã.
Contudo, alguns usuários do programa afirmam que a quantia não caiu na conta em nenhum momento. “Já procurei em todos os canais possíveis e não sei exatamente o que aconteceu com o meu dinheiro. Eu estava recebendo normalmente até o mês passado”, disse a beneficiária Clara Luise, em suas redes sociais.
Assim como Clara, algumas pessoas também estão passando pela mesma situação. A primeira dica para todos os casos, é verificar o final do seu número NIS e o calendário de pagamentos. Os indivíduos que têm o NIS finais 8, 9 e 0 ainda não receberam nada. As liberações ainda acontecerão nos próximos dias.
Se você faz parte de um grupo de NIS que já recebeu o dinheiro, mas nenhuma quantia caiu na sua conta, outra dica é entrar no seu perfil do app do Auxílio Brasil. O aplicativo está disponível para download gratuitamente. No sistema, é possível ver o que aconteceu com a sua conta. Em caso de bloqueio, o aplicativo indicará o que fazer para resolver a situação.
Caso a sua conta não esteja bloqueada, e a data do seu pagamento já tenha passado, então é hora de entrar em contato com o Ministério da Cidadania para saber o que aconteceu. O cidadão pode fazer o contato online ou mesmo através do número 121. Outra opção é ligar diretamente para a Caixa Econômica Federal, que tem o número 111.
Neste mês de julho, o Ministério da Cidadania indica que pouco mais de 18,13 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício. O número é basicamente o mesmo que foi registrado nos meses anteriores.
De todo modo, é provável que algumas famílias tenham sido bloqueadas ou canceladas do sistema. Os motivos variam de acordo com cada situação. O Ministério pode realizar bloqueios por inconsistências nas informações, por exemplo.
Outro caso bastante comum é o envio errado do dinheiro do benefício para uma outra conta da Caixa Econômica. Cidadãos que possuem diferentes contas no mesmo banco, costumam passar pela mesma situação.
Vale lembrar que a partir de agosto, o Auxílio Brasil do Governo Federal passará por uma série de mudanças por causa da chamada PEC dos Benefícios. O valor, por exemplo, será elevado de R$ 400 para R$ 600.
Além disso, o número total de usuários também deve subir dos atuais 18 milhões para mais de 20 milhões de atendidos, já a partir do próximo mês de agosto deste ano. O Governo espera acabar com a fila de espera para o programa.
Seja como for, a PEC dos Benefícios não possui qualquer influência na questão das regras de permanência no programa social. Dessa forma, os cidadãos precisam seguir as normas básicas para não deixarem de receber o projeto no meio do caminho.