Meu colega de trabalho fala mal de mim, o que fazer diante disso?
Essa, sem dúvidas, é uma das frases ditas por muitas pessoas, todos os dias. Quem trabalha em grupo, sabe o quanto esse tipo de situação pode ser recorrente, infelizmente.
Porém, a maneira como você lida com esse tipo de cenário fará com que você se desenvolva ou se diminua diante de um ataque recebido.
E para lhe ajudar a se desenvolver quando alguém falar mal de você, fizemos este conteúdo. Acompanhe e veja as nossas dicas para lidar com essa situação.
“Meu colega de trabalho fala mal de mim”, essa frase lhe soa familiar? Se sim, sugerimos que você comece a lançar um olhar mais atento sobre a situação.
É claro que agir com indiferença, diante dos comentários de pessoas tóxicas, pode ser mais efetivo. Porém, se os boatos estão se espalhando e você tem sido prejudicado por conta disso, é hora de pensar em formas de agir.
Veja algumas dicas:
Antes de qualquer coisa, procure não agir no calor da emoção. Mas sim, respire fundo e espere o tempo passar um pouco. Tome um ar, saia do meio do ocorrido e reflita sobre toda a situação.
Às vezes, o outro não tem a intenção de falar mal, mas sim, quer apenas dar um feedback, embora não se sinta confortável de dizer isso diretamente a você. Por isso, analise até que ponto se trata de uma má intenção, ou de uma mera reclamação sobre algo que realmente aconteceu.
No segundo caso você poderá analisar as suas atitudes e assim pensar em formas de melhorar o seu trabalho e as suas ações.
Conversar com a pessoa também é uma ótima forma de lidar com situações onde o colega de trabalho fala mal de você.
Porém, nada de acusar ou confrontar o colega de trabalho, ok? Busque, na realidade, por um feedback. Diga que você quer se desenvolver mais e que necessita de um feedback sincero sobre o seu trabalho.
Assim, se a pessoa for bem intencionada, irá apontar as “falhas” que pode ter percebido no seu trabalho, ajudando-lhe a se desenvolver cada vez mais.
Seja uma pessoa profissional e reforce essa imagem sempre que possível. Demonstre a sua busca por resoluções de problemas; atualize-se constantemente; desenvolva a sua carreira; tenha objetivos e demonstre ser uma pessoa segura.
Ao mesmo tempo, aprenda a dialogar e seja um profissional receptivo, que está aberto à dicas e sugestões de outras pessoas. Isso tudo fará com que os seus colegas sintam-se mais à vontade na hora de conversar com você sobre algo que pode ser melhorado.
Por fim, se o seu colega tem falado mal de você de maneira pejorativa, e não construtiva, vale conversar com o seu gestor. Assim, medidas podem ser tomadas, como por exemplo, a proliferação de uma cultura de respeito, equilíbrio e sinceridade entre os colegas.
Além de que dinâmicas de grupo e suporte psicológico também podem ser implementados, a fim de melhorar as relações no trabalho como um todo.