Meu chefe me ignora, o que eu faço diante disso?!
Essa pergunta é recorrente na sua vida? Calma, não se desespere! Por incrível que pareça, a recorrência de chefes que ignoram subordinados é bem grande. E isso se deve a uma série de fatores, como por exemplo, o medo de ser “ultrapassado” pelo liderado.
Porém, ao mesmo tempo sabemos que esse tipo de situação é capaz de desgastar a saúde mental no trabalho. Por isso, devemos pensar em estratégias que minimizem esse problema. E para lhe ajudar nesse sentido, fizemos este conteúdo. Confira!
Se você costuma pensar “meu chefe me ignora”, saiba que você não está tão sozinho nessa situação. E por não estar, saiba também que existem algumas ações que podem ajudar você. Veja quais são:
Primeiro de tudo, respire fundo e lide com as emoções que você está sentindo. Ou seja, não tente resolver a situação de “cabeça quente”, pois as chances de você cometer equívocos são bem grandes.
Sendo assim, se o episódio negativo acabou de acontecer, afaste-se da situação. Respire fundo, conte até dez, escute as suas emoções e tente gerenciá-las como for melhor para você. Apenas depois disso é que você deverá seguir para o passo dois.
Com a mente mais tranquila e as emoções mais equilibradas, marque um momento para conversar com o seu chefe. Mas lembre-se: nada de ir conversar com ele de cabeça quente e muito irritado, hein? Espere o momento certo para poder ir trocar ideia com o seu líder.
No momento da conversa, apresente as situações que causaram desconforto em você. Para isso, seria interessante você anotar os dias e as conversas que fizeram você se sentir ignorado.
Claro que você não precisa mostrar as anotações, mas pode usar isso como roteiro na hora de conversar com o seu líder. Porém, cuidado: não vá com “pedras na mão” e tampouco seja agressivo, ok? Você precisa manter a razão na situação.
Depois que você explanar as considerações sobre “meu chefe me ignora”, procure escutar o que ele tem a dizer. Mas pratique a escuta ativa!
É claro que, em muitos momentos, ele poderá demonstrar um comportamento defensivo. Além disso, ele poderá dar uma negativa para o que você está dizendo, isso é natural.
De qualquer modo, ouça-o e lembre-se da empatia. Converse com ele tranquilamente, sem querer crucificá-lo ou algo do tipo, e demonstre a sua disposição em melhorar o relacionamento.
Se nada disso ajudar, procure o RH da sua empresa. Lá você poderá apontar o que está acontecendo, além de falar sobre as suas tentativas de melhorias. Desse modo, a gestão da empresa poderá ajudar nesse tipo de situação, minimizando os impactos do problema.