Existem muitas maneiras diferentes pelas quais os professores podem incluir a reflexão para satisfazer os programas de avaliação e melhorar seu desenvolvimento profissional, entretanto, o melhor sistema pode ser aquele em que o professor reflete com frequência.
Uma reflexão diária, por exemplo, é quando os professores reservam alguns momentos no final do dia para fazer um balanço dos acontecimentos do dia. Normalmente, isso não deve demorar mais do que alguns minutos.
Quando eles praticam esse tipo de reflexão por um período de tempo, as informações podem ser esclarecedoras. Alguns professores mantêm um diário, enquanto outros simplesmente fazem anotações sobre os problemas que tiveram nas aulas.
No final de uma unidade de ensino, depois que o professor tiver corrigido todas as atribuições, ele pode querer reservar algum tempo para refletir sobre a unidade como um todo.
Responder a perguntas pode ajudar a orientar os professores ao decidirem o que querem manter e o que querem mudar na próxima vez que ensinarem a mesma unidade.
No final de um semestre ou ano letivo, um professor pode rever as notas dos alunos para tentar fazer um julgamento geral sobre as práticas e estratégias que são positivas, bem como as áreas que precisam ser melhoradas.
Refletir sobre o que deu certo ou errado com as aulas e unidades – e com as situações da sala de aula em geral – é uma coisa. No entanto, descobrir o que fazer com essas informações é outra completamente diferente.
O tempo gasto em reflexão pode ajudar a garantir que essas informações possam ser usadas para produzir mudanças reais e para que o crescimento ocorra.
Existem várias maneiras pelas quais os professores podem usar as informações que aprenderam sobre si mesmos por meio da reflexão. Por exemplo:
E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?
Leia também – Educação: Importância da reflexão para professores