A tecnologia metaverso permite uma experiência sensorial real através da imersão em um ambiente virtual. De forma sucinta, o metaverso permite que locais físicos sejam reproduzidos, criando uma nova forma de direcionamento do mercado.
O metaverso é uma realidade mercadológica, isso porque já existem lojas reais dentro do universo virtual. Diversas empresas de grande porte estão investindo nessa tecnologia. A Lacta, por exemplo, lançou uma loja que utiliza a tecnologia do metaverso para o cliente se sentir em uma loja oficial, sem sair de casa.
Este é apenas um pequeno exemplo de como grandes empresas estão utilizando o conceito metaverso. A Nike possui um ambiente virtual no qual vende produtos, assim como a Disney pretende lançar uma experiência de imersão aliada à experiência física, dentre outras grandes empresas que pretendem inovar no metaverso.
Para tornar a experiência de imersão o mais real possível, a tecnologia metaverso utiliza elementos da realidade virtual e da realidade aumentada, o que permite a interação dentro da dinâmica da plataforma.
Grandes mercados estão adotando o metaverso. O mercado imobiliário está atuando no metaverso de diversas formas. Já que é possível demonstrar ambientes aos clientes dentro da realidade virtual, bem como, algumas empresas estão criando sociedades virtuais, nas quais imóveis são vendidos.
Ainda que a Meta tenha popularizado o conceito metaverso, essa tecnologia não é exclusividade da empresa, já que diversas empresas, como citamos anteriormente, estão investindo em projetos focados no metaverso.
De acordo com projeções da Bloomberg Intelligence Unit, o metaverso deve movimentar $800 bilhões até 2024. Por isso, cada vez mais, as empresas estão se adequando a essa nova realidade tecnológica.
A tecnologia metaverso é tão versátil que é possível assistir shows dentro da realidade virtual. Por isso, grandes artistas renomados já estão garantido o seu lugar nessa nova realidade. Apesar de suas possibilidades, a tecnologia metaverso ainda pode ser muito explorada, ao passo que também requer muitos investimentos.
Empresas de pequeno porte, certamente, levarão mais tempo para se introduzirem neste novo mercado. Contudo, essa é uma tendência disruptiva que tende a modificar o fluxo de oferta e demanda, já que além dos pontos citados, o metaverso pode criar novas tecnologias.
As transações no metaverso são realizadas por criptomoedas. Sendo assim, o metaverso pode criar um novo mercado tecnológico, tornando-se uma obrigatoriedade indireta na era digital.