O metabolismo celular consiste em diversas etapas das reações bioquímicas e de um ser. Ele tem como principal objetivo a criação de energia para o correto funcionamento das células.
A saber, durante o metabolismo celular ocorre a síntese de intermediários, participantes das reações químicas; como por exemplo os:
Dessa maneira, o metabolismo celular acaba fundamental para a sobrevivência dos organismos. Além disso, pode-se dividir ele em duas partes; veja:
O metabolismo celular possui extrema importância e por isso poderá surgir em questões de vestibulares e do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”. Por isso, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!
A molécula ATP “Adenosina Trifosfato” fica responsável pela captação e armazenamento de energia. Além disso, ela faz parte das reações energéticas que acontecem nas células.
Uma das maneiras de conseguir ATP é por meio da glicose. Ou seja, as células quebram moléculas de glicose para realizar a produção de energia na forma de ATP.
Além disso, por meio da glicólise, a glicose acaba dividida ao longo de dez reações químicas produzindo duas moléculas de ATP como saldo.
A fotossíntese e a respiração são as fases mais importantes de transformações de energia dos seres vivos.
A saber, a fotossíntese é uma ação físico-química e que acontece a nível celular. Acontece em seres clorofilados, que por meio do dióxido de carbono, água e luz natural, obtém energia.
Já a respiração celular acontece no processo do ATP por meio da oxidação, utilizando o oxigênio como intermediário oxidante.
Por meio dele acontecem reações de quebra das ligações entre as moléculas liberando energia, podendo ocorrer de duas maneiras:
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o metabolismo celular?
Não deixe de ler também – Biologia: 6 classes básicas de animais.