O WhatsApp passou a permitir que seus usuários realizem compras de serviços e produtos através do próprio aplicativo. De acordo com a Meta, empresa responsável pelo mensageiro, os pagamentos serão feitos diretamente no chat de mensagens, após o cadastro dos dados bancários.
O novo serviço do WhatsApp já estava sendo regulado há alguns anos antes de ser disponibilizado no Brasil. A função irá focar, principalmente, nos pequenos comerciantes e terá uma implementação gradual. Portanto, o recurso será disponibilizado aos poucos para os usuários. De acordo com informações da Meta, cerca de 99% dos smartphones no Brasil possuem o aplicativo de mensagens instalado.
A saber, a função do WhatsApp para pagamentos e compra de produtos foi anunciada pela Meta no início de 2020. No entanto, na época, o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) rapidamente bloquearam o recurso.
O bloqueio ocorreu pois as autarquias temiam impactos nos sistemas de pagamentos do país, com relação a concorrência, eficiência e privacidade de dados. Além disso, também julgaram haver uma necessidade de algumas licenças regulatórias.
O Cade acabou retirando a suspensão logo em seguida, no entanto, o Banco Central somente liberou a transferência entre pessoas no primeiro semestre de 2021. Além disso, a modalidade de pagamentos só foi disponibilizada em março deste ano.
Durante o bloqueio que ocorreu na função de pagamentos do WhatsApp nos últimos anos, o Pix foi lançado e se consolidou no país. A ferramenta é um sistema de pagamentos instantâneos do próprio Banco Central, que permite a transferência de dinheiro de forma gratuita.
De acordo com Guilherme Horn, chefe do WhatsApp na América LAtina, o “pagamento pelo WhatsApp é complementar ao Pix”. Além disso, ele afirmou que o aplicativo de mensagens pretende incluir o Pix futuramente ao seu sistema.
Portanto, no momento, o WhatsApp está aceitando para seus pagamentos o cartão de débito, crédito e pré-pago. Desta forma, para realizar as compras, será necessário o cadastro de dados bancários no aplicativo. A saber, o portfólio inicial envolve cerca de 15 bancos.
Com relação à segurança, Horn afirmou que as bandeiras de cartão Visa e Mastercard irão realizar a tokenização dos cartões. Este processo consiste em realizar uma representação digital que será armazenada. Deste modo, o processo se torna mais seguro, tendo em vista que, caso ocorra alguma modificação no celular, ele deve ser refeito.
Por enquanto, a venda pelo aplicativo apenas está disponível para alguns empreendimentos que utilizam o Whatsapp Business, uma versão do aplicativo voltada para negócios. O foco nos pequenos empresários é uma estratégia da empresa, tendo em vista que o BC não colocou limites neste sentido.
Guilherme Horn não informou quantos comerciantes irão vender os produtos pelo WhatsApp neste momento inicial. Inclusive, o chefe do aplicativo também não revelou o número total de participantes do WhatsApp Business no Brasil. No entanto, segundo a empresa, a ideia é cobrir todos os clientes desse segmento em alguns meses.