Economia

Mercado de investimentos: análises e planejamentos para entrantes

O mercado de investimentos se popularizou de forma rápida nos últimos tempos, crescendo exponencialmente. Por isso, novos investidores surgem com dúvidas inerentes à essa possibilidade financeira.

Mercado de investimentos: análises e planejamentos para entrantes

No entanto, antes de você direcionar o seu dinheiro para uma carteira de investimentos, é muito importante se atentar a algumas situações para que eleve o seu grau de segurança e conhecimento, mediante a volatilidade do mercado financeiro, de forma ampla e segura.

Comece por opções de renda fixa

As opções de renda fixa são as mais indicadas para investidores que possuem um perfil mais estável quando falamos em segurança financeira, bem como para entrantes de forma geral. Isso porque essas são opções que permitem que você saiba qual é valor que será resgatado; o que torna a renda fixa uma opção muito mais segura mediante a instabilidade do mercado econômico e financeiro.

Busque conhecimento por meio de fontes oficiais

Sempre sugerimos que busque por conhecimento através de sites específicos, como o Banco Central do Brasil, a Bolsa de Valores e sites de fintechs, como a Nubank, por exemplo. Visto que são empresas idôneas que trazem ao leitor informações relevantes sobre o assunto. 

Além disso, também é possível fazer o uso dos simuladores disponíveis nos sites e analisar o seu perfil de investidor; ou seja, há muitas maneiras de você se orientar corretamente.

Por isso, é muito importante que você não clique em nenhum link que receba por e-mail, sms, apps. Além disso, não acesse sites desconhecidos que ofereçam ganhos muito fora do comum no mercado financeiro. Por conta da volatilidade, sempre certifique-se sobre a opção de investimento ofertada em plataformas oficiais.

Não precisa correr da poupança!

Embora muitas opções sejam mais atrativas do que a poupança quando pensamos em rentabilidade, a poupança ainda é uma forma segura de não perder  o seu dinheiro. Por isso, você pode mantê-la para uma reserva de emergência, por exemplo, ou você pode retirar todo o seu dinheiro e direcionar  para os investimentos; a orientação é que você faça isso de uma forma consciente e não por algum tipo de impulso oriundo de alguma informação aleatória.

Preparo e planejamento

Sendo assim, faça um planejamento financeiro, verifique a viabilidade de retirar o seu dinheiro da poupança em determinado momento, analise as opções e a variação da taxa SELIC para que você saiba se você quer ou não continuar com a sua caderneta de poupança. Dessa maneira, estará se preparando para entender e analisar suas opções de forma planejada, elevando suas chances de sucesso no mercado de investimentos.