Economia

Mercado de crédito: convênio firmado pelo Banco Central reforça informações do Cadastro Positivo

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), sendo uma espécie de reforço para o Cadastro Positivo.

Mercado de crédito: convênio firmado pelo Banco Central do Brasil reforça informações do Cadastro Positivo

Segundo destaca a divulgação oficial, essa iniciativa é importante para impulsionar a inclusão de informações relevantes para o Cadastro Positivo, sendo assim, empresas e pessoas físicas poderão elevar o score e ter mais possibilidades de crédito.

Informações compartilhadas entre o SCR e as GBDs

Ocorrerá o compartilhamento mensal de dados provenientes do Sistema de Informações de Créditos (SCR) com as empresas Gestoras de Bancos de Dados (GBDs) que firmaram o convênio, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Os dados compartilhados irão incluir o relacionamento do cliente com as  instituições financeiras, a modalidade de operação, o saldo devedor, as garantias etc. 

As empresas Gestoras de Bancos de Dados (GBD) irão fornecer ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) dados referentes a pagamentos de serviços de consumo básico, como energia elétrica, água e telefone.

Além disso, de acordo com a divulgação oficial, a solicitação de cancelamento de cadastro no banco de dados do Cadastro Positivo deverá ser comunicada ao Banco Central do Brasil (BCB). Neste processo, o score dos clientes registrados no banco de dados serão enviados trimestralmente.

Aumento do volume de informações no Cadastro Positivo

O aumento da base de dados do Cadastro Positivo pode ser muito importante para a obtenção de crédito.

Sendo assim, segundo destaca a divulgação oficial, o compartilhamento das informações poderá elevar o volume de registros em até 20 milhões, o que abrange diversos modelos de negócios e também permitirá que instituições financeiras de menor porte façam propostas para pessoas físicas e jurídicas.

LGPD

O convênio é aderente aos preceitos da Lei de Sigilo Bancário (LSB) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), destaca a divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

Acesso facilitado ao crédito para empresas e pessoas físicas

Portanto, as informações disponibilizadas entre o Sistema de Informações de Créditos (SCR) e as empresas gestoras de bancos de dados será muito importante para o sistema financeiro nacional.

Assim, permitindo o acesso ao crédito para os clientes e também modelos mais flexíveis de ofertas de créditos por parte das instituições financeiras. A Resolução CMN nº 5.037, que permite essa disponibilização de informações, foi publicada pelo Banco Central do Brasil (BCB) em 29 de setembro de 2022.