Concurseiros de plantão sabem que não basta estudar e captar o máximo de conteúdos. É preciso ter na manga alguma técnica de memorização para concurso. Só assim é possível guardar os assuntos importantes para se dar bem na prova.
Há muitas estratégias voltadas para ajudar estudantes a trabalhar a memória e lembrar de tudo em avaliações. Falamos aqui de concursos públicos especificamente, mas servem também, por exemplo, para vestibulares, ENEM e outros exames.
Trouxemos três técnicas infalíveis de memorização para concurso que são bem simples, porém, super eficazes.
Como dissemos anteriormente, não dá para depositar todas as suas chances de passar em concurso nas aulas orais, vídeo-aulas ou leituras de conteúdos. É preciso também dar uma ajudinha nesse quesito.
O melhor artifício é fazer resumos com auto explicações:
De preferência, faça esse resumo à mão, para que o cérebro perceba melhor o seu aprendizado.
Aqui no Notícias Concursos temos um artigo que ensina como fazer um bom resumo para estudar. Leia já!
Sempre que você estudar uma matéria contida em seu edital, faça um ou mais simulados referentes a ela. Não deixe de fazer, pois você precisa adquirir esse hábito: estudar e depois ser testado.
Marque todas as questões que você errar e as refaça no outro dia, quando estiver com a cabeça fresca. Mas lembre-se de fazer no dia seguinte, para que o cérebro não tenha tempo de esquecer a disciplina.
Os simulados devem fazer parte de seus estudos até o momento de revisar as matérias. Então, além de analisar novamente os conteúdos, seus resumões e esquemas, é importantíssimo procurar questões.
Há conteúdos de concurso público que são quase que obrigatórios. Estão presentes em todos os certames, cada um em sua categoria, claro: administrativa, fiscal, tribunal, policial e militar. Conheça bem o seu edital para saber quais são essas matérias e não fuja jamais delas.
Como não dá para deixar de estudá-las, a dica de memorização para concurso nesse sentido é criar acrônimos.
Quando o assunto for, por exemplo, Administração Pública, são sempre cobrados os princípios legais. Sendo assim, é comum que os concurseiros usem o acrônimo L.I.M.P.E. para se lembrar de todos. Ficando assim:
Há outros acrônimos já muito famosos e outros que você mesmo (a) pode criar para ajudar na memorização para concurso.
Essas são três dicas de memorização para concurso. Será que você conhece mais algum macete? Conte para a gente!