Muitos especialistas falam sobre o benefício da memorização no estudo para concursos. Por aqui, aliás, já publicamos diversas dicas para ajudar concurseiros nesse sentido.
Entre as soluções mais exaltadas estão a prática de fazer resumos, seguida da auto explicação, assim como a de criar acrônimos. Por acaso você já ouviu falar nessas técnicas?
A seguir explicamos basicamente como elas funcionam. Conheça!
Como dissemos anteriormente, não dá para depositar todas as suas chances de passar em concurso nas aulas orais, vídeo-aulas ou leituras de conteúdos. É preciso também dar uma ajudinha nesse quesito.
O melhor artifício é fazer resumos com auto explicações:
De preferência, faça esse resumo à mão, para que o cérebro perceba melhor o seu aprendizado.
Aqui no Notícias Concursos temos um artigo que ensina como fazer um bom resumo para estudar. Leia já!
Há conteúdos de concurso público super recorrentes e que os concurseiros de plantão já estão cansados de saber que irão cair. Desse modo, vale super a pena encontrar uma maneira de memorizá-los, afinal, na próxima prova haverá questões tratando de tais temas.
Esses assuntos se mostram presentes em todos os certames, cada um em sua categoria, claro: administrativa, fiscal, tribunal, policial e militar. Conheça bem o seu edital para saber quais são essas matérias e não fuja jamais delas.
Como não dá para deixar de estudá-las, a dica de memorização para concurso nesse sentido é criar acrônimos.
Quando o assunto for, por exemplo, Administração Pública, são sempre cobrados os princípios legais. Sendo assim, é comum que os concurseiros usem o acrônimo L.I.M.P.E. para se lembrar de todos. Ficando assim:
Há outros acrônimos já muito famosos e outros que você mesmo (a) pode criar para ajudar na memorização para concurso.
E então, o que achou das sugestões? Treine em seus estudos para saber se essas técnicas funcionam com você. Se tiver outras dicas, envie para a gente nos comentários!
Não deixe de ler também – Concursos: Faça resumos em 4 passos simples