Conseguir melhorar o seu bem-estar no trabalho é mais fácil do que parece. Mas, para que realmente isso aconteça é preciso estimular o seu próprio comprometimento em cuidar de si mesmo.
Afinal, embora a empresa possa oferecer benefícios que melhorem a qualidade de vida do trabalhador, o colaborador também precisa agir. Assim, em conjunto será possível desenvolver uma atmosfera de trabalho que seja mais saudável.
Para tanto, acompanhe as nossas dicas e já comece a agir em prol do seu próprio bem-estar. 🙂
Para melhorar o seu bem-estar no trabalho é necessário, antes de qualquer coisa, avaliar a sua rotina.
Como tem sido o seu dia a dia de trabalho? O que está bom? O que pode ser melhorado?
Esses questionamentos podem lhe ajudar a tomar decisões de melhorias, visando o bem-estar mútuo dentro da corporação.
Mas, além deles, existem medidas que listamos abaixo, e que podem ser interessantes para você. Veja:
Mesmo que você não esteja praticando exercícios físicos fora do ambiente de trabalho, experimente incluí-los no trabalho, de maneira sucinta, ao menos.
Para isso, vale atender o telefone enquanto caminha na sala; vale apostar nas escadas, ao invés do elevador; e, em alguns casos, ir trabalhar a pé ou de bicicleta também é um bom caminho.
O seu ambiente de trabalho é capaz de impactar no seu bem-estar mais do que você deve imaginar.
Por isso, foque em sempre deixar a sua mesa organizada de uma maneira agradável para você. Separe os seus materiais de forma estratégica e mantenha o espaço sempre limpo.
Além de organizar a mesa, para melhorar o seu bem-estar no trabalho é preciso organizar a sua rotina.
Seja adepto às agendas, sejam elas virtuais ou físicas, e foque em preenchê-las adequadamente.
Também crie o hábito de preparar o seu dia e, preferencialmente, a sua semana com antecedência. Pois isso mudará a sua forma de enxergar a rotina e você se sentirá mais produtivo.
Desenvolva a sua inteligência emocional no trabalho. Saiba reconhecer as suas emoções e cuide para que elas não dominem as suas ações.
Também saiba usar essa habilidade ao favor do seu relacionamento com os seus colegas de trabalho. E construa, assim, um espaço mais saudável e equilibrado, a fim de melhorar o seu bem-estar no trabalho.
Não seja daqueles que tenta trabalhar por horas a fio, sem parar, achando que isso ajuda a ser produtivo. Afinal, isso causa justamente o contrário: a saturação do foco e da energia mental, atrapalhando o seu rendimento.
Sendo assim, se você realmente quer melhorar o seu bem-estar no trabalho, foque em fazer pausas de tempos em tempos.
Converse com o seu gestor ou com algum colega quando não estiver encontrando bons caminhos para um trabalho.
Isso poderá abrir a sua mente e lhe ajudar a enxergar melhor a situação. Além de que a outra pessoa poderá lhe ajudar a melhorar o seu bem-estar no trabalho. 😉