Melhorar a comunicação interpessoal é o objetivo de muitas pessoas que desejam crescer na vida e desenvolver relacionamentos mais sólidos e duradouros. Para isso, é necessário prestar muita atenção na maneira como você ouve as outras pessoas e pronuncia e expressa as suas próprias frases e pensamentos.
Levando em conta esses apontamentos, unimos as melhores dicas sobre comunicação interpessoal para lhe ajudar a ser uma pessoa mais influente e que consiga desenvolver laços mais fortes com as outras pessoas em sua volta. Veja como no decorrer do nosso artigo!
A comunicação interpessoal é a chave para quem possamos cativar as outras pessoas e usar os nossos pensamentos para ajudar quem quer que seja. Com uma boa comunicação, conseguimos fechar mais vendas, conquistar mais clientes e fortalecer nossas amizades e relações com os familiares. Veja como fazer isso:
Pare e reflita sobre a última conversa descontraída que você teve com uma pessoa. Agora, analise por quanto tempo você realmente prestou atenção no que ela tinha para lhe dizer.
Consegue perceber o quanto começamos a devanear durante uma conversa? Pois é! É exatamente isso que você não deve fazer. Comece a se policiar durante as conversas e preste mais atenção em cada detalhe do que está sendo dito pela outra pessoa. Assim, mais tarde, você poderá conversar com ela sobre algo que ela falou, e ela perceberá o quanto você é atento e respeitoso.
Além de que, dessa maneira, você aprende muito mais sobre as outras pessoas e sobre diversas coisas da vida e do mundo.
Às vezes, em nossa mente temos uma ideia de uma frase ou expressão, mas na hora em que a falamos para a outra pessoa, o que é dito não soa com clareza. Você já se sentiu assim?
Pois bem. Comece a treinar a sua oratória de diversas formas, como por exemplo, gravando áudios explicando algo para si mesmo; lendo livros de histórias em voz alta; conversando consigo mesmo diante do espelho; e até mesmo assistindo palestras diversas a fim de observar a forma como as pessoas empregam as palavras em uma frase.
A linguagem corporal também tem muito a dizer durante uma conversa. Por isso, procure sempre manter o olhar atento na outra pessoa e as mãos repousadas enquanto a ouve. Também é adequado manter uma postura mais ereta e o queixo paralelo ao chão. Isso passará a imagem de que você está prestando atenção no que é dito.
A partir do momento em que saímos de casa, temos contato com muitas pessoas, não é mesmo? Seja com o cobrador do ônibus ou com a atendente da lanchonete.
Procure conversar mais com essas pessoas, nem que seja para falar sobre o tempo! À medida em que você se comunica com quem nunca viu, passa a se sentir mais confiante para falar com quem você vê todos os dias. Além de que esse tipo de conversa rende muitos insights, abre a mente e traz novos assuntos para o seu repertório. Experimente! 😉