O medo de começar algo novo é bastante comum, e dificilmente conheceremos alguém que nunca tenha sentido esse tipo de medo. Afinal, lidar com alguma situação totalmente nova nos desafia e nos tira da zona de conforto, gerando sensações de ansiedade e estranhamento.
Neste texto, trouxemos algumas reflexões que podem lhe ajudar a pensar sobre o assunto. Assim, quem sabe, da próxima vez que você sentir medo de começar algo novo, já terá compreendido que isso faz parte e poderá se sentir mais confiante? 🙂 Vamos lá!
Na realidade, o medo faz parte do ser humano, inclusive quando vamos começar algo novo. Sem o medo, talvez a nossa espécie nem teria chegado até aqui. Afinal, o medo tem a função de nos proteger de situações que colocam a nossa saúde e vida em risco. Além disso, o medo também pode nos ajudar a mantermos a nossa integridade, reputação, etc.
Sendo assim, o medo nos ajuda a pensar melhor sobre as situações. Sem ele, poderíamos nos jogar em diversas enrascadas, antes de ponderar sobre os prós e contras. O medo nos ajuda a nos prepararmos para o novo com mais cautela e atenção, diminuindo, inclusive, as chances de falhas.
Obviamente, o medo não elimina, por completo, a chance de tomarmos decisões ruins. Porém, ao mesmo tempo, as chances de erro tendem a ser diminuídas a partir do momento que refletimos e pensamos com atenção sobre uma temática.
Além disso, podemos pensar em outros pontos que podem explicar, em alguns casos, por que sentimos medo de começar algo. Veja:
Quando estamos vivendo em nossa zona de conforto, o nosso cérebro tende a se sentir mais “protegido”, podemos dizer. Isto é, o nosso cérebro sempre irá priorizar a economia de energia mental. Sendo assim, pensar em se desafiar e fazer algo novo pode incomodar esse comodismo cerebral, gerando desconforto. Logo, o medo pode surgir como uma forma de nos manter no lugar que estamos – seguros e “a salvo”.
Quando pensamos em uma situação que escapa do nosso controle, podemos nos sentir assustados. Por isso, quando pensamos no medo de começar algo, podemos refletir sobre esse ponto.
O nosso cérebro pode se sentir exposto a algo completamente desconhecido, ou seja, algo que, para ele, pode ser perigoso, pois foge do seu controle e da sua experiência.
Por isso, algumas situações muito diferentes do cotidiano, como saltar de paraquedas de um avião, pode ser algo extremamente assustador.
Nosso cérebro também pode temer perder a estabilidade diante das situações. Isto é, se você está alimentado, confortável e descansado da forma que está, por que pensar em algo novo que possa tirar essa estabilidade de você?
Aqui, podemos citar a troca de emprego, por exemplo, que pode resultar em uma redução de ganhos, arrependimento que o faça perder o seu salário ao pedir demissão do novo emprego, etc.
Sendo assim, esse pode ser mais um dos motivos pelos quais o medo de começar algo surge.
–
Obviamente, cada caso é único. Porém, os pontos acima já podem nos ajudar a pensar sobre o medo com uma outra perspectiva, concorda? 😉