A meditação pode ajudar a aliviar a ansiedade devido a uma série de benefícios que ela é capaz de gerar no dia a dia de quem a pratica com seriedade e dedicação. Porém, você conhece quais efeitos essa prática realmente pode oferecer em alguns casos? Acompanhe este texto e saiba mais!
Embora a meditação não seja uma “cura” para a ansiedade e também não seja uma substituta da terapia ou do tratamento prescrito por um médico, ela pode, sim, ser uma coadjuvante na redução dos níveis de crises ansiosas no dia a dia.
Ela é capaz de auxiliar a pessoa na hora de focar no seu presente, dando atenção ao aqui e agora e oferecendo mais bem-estar e qualidade de vida.
A seguir, descrevemos algumas dessas vantagens. Vejamos:
Quando praticamos meditação no nosso cotidiano, estamos dando uma atenção mais especial para o nosso presente. Passamos a nos concentrar com o agora, trazendo os pensamentos para as sensações do corpo, inicialmente. Depois, podemos nos desligar de todo tipo de pensamento que invade a mente, encontrando um momento de paz e tranquilidade, mesmo em meio à rotina corrida.
A redução de pensamentos repetitivos, pelo menos durante a prática de meditação, é outro benefício que pode ser alcançado com treino e dedicação. É o caso de aprender a focar mais no “descansar da mente”, deixando de lado aquelas ideias ansiosas que invadem os pensamentos e causam mal-estar.
Claro que, no começo, esse tipo de benefício pode ser difícil de ser alcançado, mas, aos poucos, é possível desenvolver essa habilidade de se concentrar e reduzir os pensamentos repetitivos.
A meditação pode ajudar a aliviar a ansiedade a partir do momento em que ela conecta o praticante com a sua própria respiração. Essa conexão ajuda a respirar profundamente, reduzindo aquelas crises de hiperventilação. Além disso, a respiração profunda tem o poder de reduzir os batimentos cardíacos, provocando relaxamento, bem-estar e boas sensações.
Logo, pode ser uma grande aliada no processo de combater os sintomas da ansiedade.
A sensação de bem-estar é outro efeito que pode ser alcançado com a prática da meditação. Seja por conta da respiração, do foco no presente ou redução de pensamentos repetitivos, a verdade é que meditar ajuda a nos conectarmos com nós mesmos, deixando os problemas de lado, pelo menos por um instante.
Consequentemente, é uma excelente alternativa para quem quer reduzir o ritmo no dia a dia, investindo em momentos de tranquilidade, paz e descanso mental.
Se você quer saber mais sobre como a meditação pode ajudar a aliviar a ansiedade, não deixe de procurar entender melhor sobre a prática. Inclusive, conversar com profissionais capacitados é uma maneira de dar os primeiros passos rumo à meditação mais efetiva no dia a dia. Esperamos que você possa usufruir de resultados incríveis! 🙂