De março a agosto deste ano, o Ministério da Educação (MEC) registrou um salto significativo de aprendizagem no ciclo de alfabetização entre estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental em língua portuguesa, de acordo com recente divulgação oficial.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última terça-feira (18), os resultados da segunda avaliação formativa, medida que integra uma das ações propostas pela Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica.
As avaliações dos estudantes são realizadas por meio da Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas do Ministério da Educação (MEC).
Entre os estudantes do 1º ano do ensino fundamental, o aumento foi de 30% na proficiência média em língua portuguesa. Ou seja, em março de 2022, os estudantes atingiram uma média de 137 pontos. Já em agosto, foram 179 pontos. Isso significa que, os estudantes do 1º ano apresentaram um desempenho esperado para estudantes do 3º ano, destaca o Ministério da Educação (MEC).
Entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental, o registro foi de uma média de 154 pontos em março para 178 pontos em agosto, um salto de 15,5% na proficiência em língua portuguesa.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), durante as discussões deste ciclo, serão realizados encontros virtuais que ocorrerão semanalmente e seguirão até o final do mês de outubro apresentando ações que estão disponíveis para todas as redes e escolas brasileiras, no qual auxiliarão no processo de recuperação das aprendizagens.
Em cumprimento ao esforço para a recuperação das aprendizagens, o Ministério da Educação (MEC) criou a Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas, em apoio às redes educacionais na retomada das aulas presenciais, no contexto da pandemia.
A divulgação oficial destaca que a rede de ensino fundamental e médio pode utilizar a ferramenta para a implementação de avaliações, interpretação de resultados e disponibilização de infraestrutura tecnológica dimensionada para fortalecer o ensino no país.
As avaliações realizadas por meio da plataforma possibilitam a realização de diagnósticos quanto ao nível de aprendizagens de alunos que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do ensino médio.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em 2022, foram disponibilizados quatro ciclos de avaliação, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente.
As Avaliações Diagnósticas e Formativas são algumas das ações do Ministério da Educação (MEC) com foco na recuperação das aprendizagens e na alfabetização de crianças no país.
Por meio do Programa Tempo de Aprender, são disponibilizados cursos para docentes e gestores com foco em alfabetização, recursos do PDDE Alfabetização, bem como disponibilização de ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, como o Sistema Online de Recursos para a Alfabetização – Sora e o GraphoGame Brasil.
O aplicativo GraphoGame Brasil tem por objetivo auxiliar os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender as relações entre letras e sons e a ler suas primeiras sílabas, palavras e frases, por exemplo, destaca a divulgação oficial.