Os candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e não conseguiram se inscrever na edição de 2021, podem acessar o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para realizar o cadastro.
O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a reabertura do prazo de requerimento para que os estudantes consigam realizar a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio 2021.
O MEC não informou qual será a nova data para obter a isenção, mas já adiantou que seguirá a decisão do STF.
A decisão por unanimidade pelos ministros do STF obriga o Ministério da Educação a não exigir justificação de ausência no exame passado.
A taxa para realizar o Enem 2021 é de R$85 e só é aplicável nas seguintes situações:
Além disso, o MEC havia solicitado que a isenção da taxa de inscrição só fosse realizada para alunos que justificassem ausência no Enem 2020 com documentos comprobatórios, fato considerado ilegal, pois muitos não compareceram por medo de contrair a covid-19.
O STF entender que, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Enem de 2020 foi aplicado em um contexto excepcional, e a exigência de justificada para quem faltou viola os direitos fundamentais, como o acesso à educação.
Por fim, as inscrições para o Enem 2021 tiveram queda de 46,2% no número de inscritos, por causa da manutenção da regra exigida antes da pandemia pelo Ministério da Educação. O número é o menor desde a edição do Enem 2005.
E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial 2021: Veja todas as datas de pagamento da prorrogação.