O primeiro domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá em 13 de novembro, de acordo com informações oficiais do Ministério da Educação (MEC).
Segundo destaca a publicação oficial, nesta reta final, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), reforça as orientações aos participantes, destacando tudo o que ele precisa saber para realizar o Enem 2022 com tranquilidade e segurança.
Conforme explica o Ministério da Educação (MEC), no primeiro dia, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.
Já no segundo dia, 20 de novembro, os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias, complementa a divulgação oficial.
Antes de entrar na sala, o participante receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos, destaca o Ministério da Educação (MEC). Visto que é obrigatório que os equipamentos eletrônicos estejam desligados e sejam guardados dentro do envelope, e que este seja alojado debaixo da carteira.
O Ministério da Educação (MEC) informa que será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:
Além disso, é proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco, no local de provas, destaca o Ministério da Educação (MEC).
Conforme informa o Ministério da Educação (MEC), às 12h, começarão os procedimentos de identificação com a abertura dos portões. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala.
Portanto, é importante separar o cartão de confirmação, a caneta preta com embalagem transparente, a garrafa de água, também com embalagem transparente, e o lanchinho, considerando todas as orientações do Ministério da Educação (MEC).