Educação

MEC lança sistema com recursos para auxiliar na alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) lançou ontem, dia 30 de junho, o Sistema Online de Recursos para a Alfabetização. De acordo com a pasta, a plataforma foi criada com o objetivo de auxiliar professores e demais profissionais da área da educação no processo de alfabetização dos alunos.

Apelidado de Sora, o sistema, desenvolvido em parceria com a UFG, apresenta estratégias de ensino e mostra formas como os assuntos podem ser ensinados. Desse modo, o Sora ajuda no planejamento e na execução de atividades para crianças que estão aprendendo a ler e a escrever.

Sora trará atividades e outros recursos

A plataforma traz mais de 70 atividades, além de recursos adicionais. Os docentes poderão acessar, por exemplo, um conjunto de imagens que ajudam a fixar as letras do alfabeto. Além disso, o MEC deve inserir no sistema um módulo voltado para a avaliação da aprendizagem.

Assim, o Sora será um banco de itens para a avaliação formativa. Segundo o MEC, os itens estarão alinhados ao Saeb e ao PIRLS no intuito de potencializar a aprendizagem dos alunos.

O lançamento do Sora aconteceu em evento on-line. Durante o evento, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o sistema pode qualificar o processo de alfabetização no país. “O Sora representa democratização de ganhos de qualidade, eficácia e agilidade para professores da alfabetização”, disse ele o chefe da pasta.

De acordo com o MEC, o sistema foi pensado para que o corpo docente automatize o seu processo de elaboração dos planos de aula. Desse modo, o Sora trará mais agilidade para as rotinas de trabalho dos docentes.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB divulga a 2ª chamada da seleção 2021 via notas do Enem.