Educação

MEC informa que avaliações do Enade 2021 só serão feitas em 2022

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira (30) que em 2021 realizará apenas as avaliações do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para os cursos que seriam avaliados em 2020. Devido à pandemia da covid-19, o exame está em atraso.

De acordo com publicação do MEC no Diário Oficial da União, os cursos que deveriam ser avaliados em 2021 só passarão pelo exame em 2022.

Portanto, neste ano, a pasta só irá realizar o ciclo avaliativo do ano II. Conforme o Inep, esse ciclo representa um total de 30 áreas, com a avaliação de cerca de 470 mil alunos. Haverá a avaliação de cursos de licenciatura, de bacharelado e também de cursos tecnólogos.

Em 2022, o MEC avaliará os cursos do ano III do ciclo avaliativo, ou seja, das seguintes áreas: ciências sociais aplicadas e áreas afins; ciências humanas e áreas afins; e, por fim, cursos nas áreas de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

Clique aqui e confira a resolução.

O que é o Enade?

O Enade é um exame que visa avaliar os alunos dos cursos de graduação do país. O exame considera os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes de cada um dos cursos. Além disso, analisa o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao profissional, e o nível de atualização dos alunos com relação à realidade brasileira e mundial.

Desse modo, o exame avalia alunos do primeiro e último ano dos cursos. Em resumo, o Enade é um dos indicadores de qualidade dos cursos do ensino superior no Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB libera a 2ª chamada da seleção 2021 via notas do Enem.